Coluna-Ponto-de-Vista-2

Reunião debate abigeato na Região da Campanha

O crescimento da incidência do abigeato na Fronteira Oeste e as estratégias de enfrentamento deste tipo de crime, foram os temas de encontro realizado pela Regional II da Farsul na sede da Associação Rural de Bagé, no último dia 7 de janeiro. O encontro foi coordenado pelo coordenador da Regional II e vice-presidente da Farsul, Tarso Teixeira, que também é presidente do Sindicato Rural de São Gabriel. A Regional II da Farsul congrega os sindicatos e associações rurais de São Gabriel, Sant’Ana do Livramento, Dom Pedrito, Bagé, Caçapava do Sul, Candiota, Lavras do Sul e Sant’Ana da Boa Vista. 
O encontro teria a presença do Secretário de Segurança do Estado, Airton Michels, e do comando da Polícia Civil e Brigada Militar, mas segundo a explicação oficial dada pelo Governo, o avião que os traria ao encontro não chegou a tempo. Mas estiveram presentes os representantes do Comando Regional de Policiamento Ostensivo e da Delegacia Regional de Polícia Civil, além de delegados de polícia e comandantes de esquadrões da BM nos municípios participantes, e os presidentes de sindicatos rurais de toda a região. 
O encontro discorreu sobre as estratégias de enfrentamento que o Estado vem adotando para combater este crime. “O abigeato não é apenas uma conduta penal criminosa, é um crime que causa prejuízos sociais e econômicos a todo o Estado, permitindo a circulação de carne ilegal no mercado, que pode inclusive comprometer a saúde pública”, ressalta Tarso Teixeira. “A incidência crescente do abigeato exige um investimento maior do Estado na investigação e repressão. Mais de R$ 1 bilhão por ano é perdido pela economia gaúcha com o abigeato. Um Estado com a economia em déficit não pode abrir mão irresponsavelmente desta receita que escoa através do abigeato”, finaliza.

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.