Coluna-Ponto-de-Vista-1

“90% da dívida da Urcamp com a União será revertida em bolsas de estudo”, anuncia Caio Rocha

Caio Rocha com Jerônimo Goergen
O líder do Partido Progressista na Câmara de Vereadores de São Gabriel, Caio Rocha, fez um anúncio importante com relação a Universidade da Região da Campanha: a Procuradoria Geral da Fazenda Nacional deferiu na quinta-feira (11) a proposta encaminhada pela Universidade da Região da Campanha (Urcamp) para a inclusão da instituição de ensino no Programa de Estímulo à Reestruturação e ao Fortalecimento das Instituições de Ensino Superior (PROIES). A negociação, a partir deste deferimento, estabelece que a URCAMP terá 90% de sua dívida com a união no valor de R$ 140 milhões, trocada por bolsas de ensino a serem regradas pelo MEC, que serão ofertadas em até 15 anos. Caio recebeu contato do deputado federal Jerônimo Goergen (PP), principal articular do projeto junto ao Palácio do Planalto. 
Os outros 10% serão parcelados com um ano de moratória a partir da data de anúncio do deferimento. Com essa adesão a URCAMP terá acesso nos próximos dias as tão esperadas negativas que são as comprovações de regularidade fiscal da instituição com a união. “É bom destacar que o PROIES em andamento muda a condição da universidade que agora estará apta para viabilizar verbas federais e estaduais mediante a editais públicos, que serão revertidas em investimentos nas áreas do ensino, da pesquisa e da extensão. Outra expectativa da instituição é de a de implantação de alguns cursos por meio do Ensino a Distância, o que deverá acontecer já a partir do ano que vem”, afirmou Caio Rocha. 
Já o deputado Jerônimo recorda que o PROIES nasceu de uma conversa com o advogado Antônio Badra, em Santana do Livramento. Badra e Jerônimo levaram a proposta ao então procurador geral da Urcamp, Jorge Framil, que por sua vez deu o devido respaldo jurídico para a iniciativa. “Essa mobilização começou no Rio Grande do Sul e contou com o apoio incondicional dessas duas figuras que agora entram para a história da educação nacional. A Urcamp serviu de modelo para que outras universidades privadas possam elaborar seus respectivos planos de reestruturação”, ressaltou o parlamentar federal.

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.