Coluna-Ponto-de-Vista-2

Peças importantes da Executiva Municipal deixam o DEM

Lista de desfiliação foi apresentada ontem a Chefe do Cartório Eleitoral, Claudia Sica da Fonte
Reunião, no final da manhã de sábado (04/05), no Sindilojas, confirmou que o DEMOCRATAS de São Gabriel está prestes a implodir. A situação de desmanche, com a saída de peças importantes da Executiva Municipal, foi criada após discussão do vice-presidente da sigla, no Município, Rudnei Oliveira, com o presidente estadual, deputado Onyx Lorenzoni. O parlamentar exigiu que integrantes do partido deixassem o Governo, alegando incompatibilidade ideológica com o Partido dos Trabalhadores (PT). Lorenzoni chegou a anunciar a expulsão de quem insistir em continuar na administração petista. Integrantes do DEM, como o Secretário de Transportes, Lisandro Cavalheiro, e a coordenadora da Secretaria Municipal da Educação, professora Branca Wiesel, não aceitaram a imposição.
A lista de desfiliação, segundo a professora, foi apresentada na noite de segunda-feira (06/05), no Cartório Eleitoral e, logo depois, na Câmara Municipal de Vereadores para o presidente Carlos Alberto Mac Cord Lannes. Além dela e do secretário, outros 12 integrantes do Diretório pediram afastamento. O número pode aumentar nos próximos dias, pois o grupo de desfiliados analisa a formação de uma força política em apoio ao Governo Municipal. Seria um apoio independente, já que nenhum dos dissidentes do DEMOCRATAS admite a possibilidade de ingressar em uma nova sigla partidária. De concreto, no entanto, é o enfraquecimento do DEM e a consequente desestabilização da base de apoio ao deputado Onyx Lorenzoni em São Gabriel. Dados da direção do DEM colocam o Município como o quinto maior colégio eleitoral do parlamentar. Aqui, ele conquistou, na última eleição, mais de 1000 votos.
A julgar pelas declarações, além de perder apoio, Lorenzoni fortalecerá os seus adversários diretos, ironicamente, nomes do PT, como Paulo Ferreira, Fabiano Pereira e Paulo Pimenta. Não está confirmada a permanência do vereador Carlos Alberto Mac Cord Lannes na presidência do Partido. Como não foi comunicado oficialmente da decisão da presidência estadual, Lannes aguarda um ato oficial. Hoje, o edil é ainda o presidente, assim como Rudnei de Oliveira continua na vice-presidência. Quem também fica no comando da Sigla é o médico Paulo Henrique Teixeira.
Resta saber se esta será a cara do DEMOCRATAS nos próximos meses se continuarem as pressões. Do lado do Governo, o grupo que sai do DEMOCRATAS ganha força no apoio da Administração Municipal. O prefeito Roque Montagner disse que a decisão não altera o compromisso que o PT tem com os apoiadores. Aliás, as declarações do prefeito foram reforçadas com manifestações do presidente do PT, Guilherme Abib, e o secretário da Sigla, Luis Pires. Os dirigentes alegaram haver uma diferenciação, “pois o PT separa política administrativa de política partidária”.


MUDOU DE IDEIA
A decisão de Onyx Lorenzoni caiu como uma bomba no DEMOCRATAS. Afinal de contas, no período eleitoral, o grupo consultou o Diretório Estadual antes de anunciar apoio à candidatura de Roque Montagner. Realmente, por questões legais, foi anunciado apenas apoio. “O Onyx deixou livre os filiados a apoiar a candidatura que achassem melhor”, disse o presidente Carlos Alberto Mac Cord Lannes. A decisão do deputado – embora justificada como pressão da cúpula – caiu como uma contradição no Partido. “Afinal, é natural para uma sigla, que lutou junto por eleição, fazer parte do Governo”, disse a secretária (desfiliada) Branca Wiesel.

Texto e foto: N1 Notícia

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.