Carlos Alberto Moreira: 20 anos depois, um legado que permanece
![]() |
Carlos Alberto Moreira com Leonel Brizola |
No dia 1º de junho, transcorreram-se vinte anos do falecimento de um relevante personagem da história política e cultural recente de São Gabriel: Carlos Alberto Moreira, que marcou a história local como político, músico e homem de imprensa.
Nascido em 1945, Carlos Alberto desenvolveu progressivamente a deficiência visual através da adolescência, ficando completamente cego por volta dos 24 anos. Filho mais velho de uma família de seis irmãos, desde a infância desenvolveu uma aptidão para a música e para a comunicação. Tinha orgulho do registro de músico profissional na Ordem dos Músicos do Brasil.
Foi um dos precursores dos direitos dos portadores de deficiência, décadas antes de a inclusão social tornar-se uma das bandeiras da sociedade moderna. Na juventude, pertenceu à Ala Moça do antigo PTB (Partido Trabalhista Brasileiro). Elegeu-se vereador em 1974, com mais de 900 votos, pelo MDB (Movimento Democrático Brasileiro), sigla que congregava todas as correntes políticas que se opunham ao regime militar.

Na música, participou do nascimento do movimento cultural que difundiu festivais de nativismo pelo Interior do Estado. Sua obra mais conhecida é “Benzedura”, uma das canções mais populares da II Ronda da Canção Nativa do Alegrete, de 1982, canção que já foi regravada e reinterpretada por Wilson Paim e Janaína Maia. Em 1992, desligado do PDT, filiou-se ao PTB a convite de Arlindo Vargas. Como comunicador, atuou na Rádio São Gabriel, com o programa “Brasil de Todos os Sons”, e na Rádio Batovi, onde comandou o programa Batovi Notícias ao lado do jornalista Miguel Monte dos Santos. Também atuou no jornalismo impresso, nos jornais “O Imparcial”, “Eco do Pampa” e “Tribuna do Povo”, do qual foi sócio-proprietário. Faleceu vítima de um acidente de trânsito na rua Mascarenhas de Moraes. A data de sua morte foi relembrada na Rádio RBC FM, no programa de Renato Paes, e também com manifestações nas redes sociais.
Disk-notícia:(55)9 9664.2581