Coluna-Ponto-de-Vista-1

Prefeitura de Santa Maria retomará o plantio de duas mil mudas de árvores nativas

A Prefeitura de Santa Maria, através da Secretaria de Município de Proteção Ambiental, dará continuidade nos próximos dias ao plantio de mudas de árvores nativas, em diferentes regiões da cidade. O plantio de árvores ocorre junto com uma campanha de conscientização nas escolas sobre a importância de se preservar o meio ambiente, com a participação de alunos e professores.
O projeto que já está em seu terceiro ano, e em 2013 teve início na Avenida Nossa Senhora das Dores, próximo ao Royal Plaza Shopping, com o plantio de 150 mudas, tem como objetivo plantar 2 mil mudas de árvores nativas por ano. Assim que as condições climáticas permitirem a equipe da Secretaria dá início ao trabalho na Rua Silva Jardim, no trecho entre a Avenida Rio Branco e Borges de Medeiros.
Outras ruas estão no plano de arborização principalmente no centro da cidade que é uma das regiões mais carentes de árvores nativas. “Esse processo tem se dado de forma conversada com os proprietários de residências, para que essas mudas sejam adotadas pelos moradores para que dentro de dois anos elas se tornem grandes árvores e possam trazer todo o benefício que um conjunto de árvores nativas pode trazer”, diz o titular da pasta de Proteção Ambiental, Luiz Alberto Carvalho Junior.
Todas as mudas são procedentes de compensações vegetais eligidas pela Secretaria de Proteção Ambiental, e a preferência é pelo plantio de espécies nativas frutíferas, como pitangueiras, araçás, jabuticabeiras, que além dos benefícios habituais, ainda possam servir de fonte de alimento, sobretudo para os pássaros.
O projeto, em 2013 foi lançado durante a Semana do Meio Ambiente, junto a duas escolas da rede municipal de ensino. “Nós sempre buscamos fazer o lançamento desses plantios envolvendo as crianças de algumas escolas municipais, com o intuito de estimular a educação ambiental. Afinal de contas, não adianta a Prefeitura despender esforços e executar os plantios se não houver conscientização por parte da população”, finaliza o secretário.

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.