Coluna-Ponto-de-Vista-1

Turismo justifica contratação de arbitragem do SESC, alegando economia e qualidade técnica

A arbitragem dos jogos da 1ª Divisão (Sério Ouro) vai ficar a cargo do quadro de árbitros do Serviço Social do Comércio (SESC). As últimas definições foram aprovadas por representantes dos 12 times que disputarão a competição em 2013. A reunião aconteceu na noite de quinta-feira (20/06), na sede da Secretaria de Turismo, com a presença da secretária de Turismo, Denise Lisoski, membros da Coordenação de Esportes e dirigentes de Cidade Nova, Independente, Galáticos, Predadores e Império – Casa do Frango. “Quem não pode estar presente, por motivos particulares, confirmou acordar com as definições da reunião”, disse a secretária, se referindo aos times do Real, Amigos, AEPF, Maxxi Sport, Afusc, Na Boa e Gurizada.
De acordo com Denise Lisoski, dois fatores foram determinantes para a contratação da arbitragem e todas as decisões foram assumidas com aval dos dirigentes de equipes. “Os times pediram organização e qualidade para o quadro de árbitros”, argumentou. Segundo relatório do Setor de Esportes, o Município está contratando um pacote de serviços do SESC, que inclui premiação, material gráfico de expediente que abrange as súmulas e regulamentos. Tudo isso, conforme informações da secretária, com preço menor que incidirá, no final, numa economia superior a mil reais.
Economicidade é uma das razões, mas, com certeza, não é fator predominante. Na reunião com dirigentes de equipes, a qualificação técnica, certificados de cursos e capacitação dos árbitros foi tema discutido. “Em relação a estes critérios, conforme ouviu-se dos dirigentes, há uma grande diferença entre os árbitros de São Gabriel e os do SESC”, comentou.
A decisão ainda tem como base a falta de documentação que habilita a ASGA a prestar serviços a órgãos públicos. Nos últimos anos, a arbitragem foi contratada por meio de uma pessoa física. “As tratativas vinham sendo feitas com o árbitro Everton Lopes Alves. Ele é quem assina os documentos. Não é a ASGA”, explica a secretária.
A abertura oficial do campeonato estava marcada para esta sexta-feira (21/06), mas por causa da chuva, foi transferida para o dia 28, no Ginásio Plácido de Castro. Está confirmada a realização de Congresso Técnico organizado pelo SESC e, na sequência, apresentações artísticas, desfile das agremiações e jogos preliminares, com alunos da Escolinha de Futebol do professor Paulo Fernandes, nas categorias Sub-9 e Sub-11. O Independente, tetracampeão municipal, abre a disputa jogando contra o Galáticos. Na partida de fundo, jogam Amigos e Real.

ARBITRAGEM DO JERGS É DE SÃO GABRIEL
A Coordenação de Esportes definiu a arbitragem dos Jogos Estudantis do Estado do Rio Grande do Sul (JERGS) com a utilização de 100% dos árbitros de São Gabriel ligados a ASGA. O acerto foi firmado com o árbitro Everton Lopes Alves, da ASGA, responsável pela assinatura do contrato. Desta vez, em discussão com o representante dos árbitros e integrantes da SETUR e Secretaria de Educação, foram definidos valores acessíveis, dentro das propostas de economicidade.

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.