Coluna-Ponto-de-Vista-1

Caio Rocha propõe reimplantação de programa de alfabetização no interior

Vereador Caio Rocha (PP)
Recentemente, o vereador Caio Rocha (PP), apresentou Projeto de Indicação para que que a Secretaria Municipal de Educação contrate o Sindicato Rural para que o programa de alfabetização de adultos (Alfa) seja reimplantado, formando turma e utilizando as dependências da Escola Pólo Mascarenhas de Moraes.
De acordo com o vereador, o programa, promovido pelo Senar-RS através de parceria com o Sindicato Rural, é destinado para pessoas maiores de 18 anos com baixa renda e sem escolaridade. “Com uma programação especial para atender trabalhadores e produtores rurais que não tiveram oportunidade de frequentar o ensino básico, o programa proporciona mais do que condições para ler e escrever”, justificou Caio Rocha.

O programa Alfa também oportuniza aos participantes aprender sobre saneamento na propriedade e educação ambiental por meio de cursos, que, para a maioria dos participantes, são o primeiro contato com o ensino técnico profissionalizante.

O programa de alfabetização de adultos promovido pelo Senar-RS finalizou as atividades letivas com 1.568 novos alfabetizados em 61 municípios gaúchos onde o programa aconteceu realizado pelo Senar-RS em parceria com os Sindicatos Rurais. A ação foi marcada pela reunião de avaliação do ano letivo entre a equipe de promoção social do Senar-RS e as 12 coordenadoras pedagógicas das turmas no início de novembro. Com uma programação especial para atender trabalhadores e produtores rurais que não tiveram oportunidade de frequentar o ensino básico, o programa proporciona mais do que condições para ler e escrever. Os participantes aprende também sobre saneamento na propriedade e educação ambiental por meio de cursos, que, para a maioria dos participantes, são o primeiro contato com o ensino técnico profissionalizante.
Conforme a técnica em promoção social do Senar-RS, Seres Martins, em 2012 o programa inovou no treinamento dos mais de 100 alfabetizadores envolvidos, com técnicas que alinham prática à teoria na ação de alfabetizar, resultando num melhor desempenho dos alunos participantes do programa. No Rio Grande do Sul, o Senar já atendeu, em 13 edições do Alfa, mais de 18 mil pessoas com idade entre 18 e 85 anos, residentes em comunidades rurais. A cada ano, o programa ganha novos parceiros e novos municípios manifestam interesse em promover o Alfa em suas comunidades. Conforme o superintendente do Senar-RS, esta grande procura pelo programa é consequência de seus resultados transformadores. “O programa incentiva aos participantes a uma nova perspectiva de vida”, confirma o superintendente do Senar-RS, Gilmar Tietböhl. 

Exemplos de participantes 
O trabalhador rural Dirlei Ribeiro, morador em São Francisco de Assis, trocou a escola pela necessidade de ajudar a família no trabalho quando criança. Alfabetizado aos 42 anos, orgulha-se em dizer que saber ler. “Eu conhecia uma letra ou outra, mas não sabia ler nada. Agora, deixei de ser cego”, explicou. Motivados pelo programa, seus colegas de turma organizaram-se para participar de novos cursos e atividades profissionalizantes, como, por exemplo, os cursos de Inclusão Digital oferecidos pelo Senar–RS. Em Rio Pardo, seis participantes do programa Alfa tinham em comum o desejo de tirar a carteira de habilitação para dirigir. A professora, Giani Souza, trabalhou uma técnica em que os alunos foram alfabetizados e ao mesmo tempo, aprendiam sobre as regras de trânsito, preparando-os para os testes de habilitação “Foi uma experiência e tanto”, confirmou a professora.

Inscrições do municípios no programa encerram dia 16
Até a próxima sexta-feira, 16, os Sindicatos Rurais gaúchos devem manifestar seu interesse ao Senar para realizar em seu município o programa Alfa, Alfabetizando para profissionalizar de Adultos, oferecido pelo Senar-RS. O programa prevê o atendimento de 100 turmas, ou 2 mil pessoas, em todo o estado, com 210 horas de alfabetização para o público do campo, seguido de cursos de formação profissionalizante, também executados pelo Senar.

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.