Vereador Caio Rocha propõe que Cemitério Municipal seja denominado Monsenhor Henrique Rech
Não permitir que pessoas que foram importantes na nossa história fiquem esquecidas pelo tempo. Com esse propósito, o vereador Caio Rocha (PP) irá encaminhar uma proposição à Irmandade da Santa Casa de Caridade de São Gabriel, entidade que administra o Cemitério Municipal, para que o campo santo seja chamado Cemitério Municipal Monsenhor Henrique Rech.
De acordo com o parlamentar, o monsenhor dedicou a sua vida para levar uma palavra de fé aos gabrielenses, seja da cidade ou do mais longínquo rincão. “O monsenhor Henrique Rech foi muito importante para a nossa cidade. Graças à ele que a obra da Igreja Matriz foi concluída, além das várias capelas no interior. O monsenhor foi, de fato, um mensageiro da palavra de Deus e merece uma homenagem”, justificou.
“O Dr. Dagoberto Focaccia é uma das pessoas que tem cobrado constantemente que o Poder Público preste este reconhecimento ao monsenhor. E como parlamentar, é meu dever, tanto moral como pelo exercício da vereança, ouvir a voz das ruas. Colocar o nome do monsenhor Henrique Rech no Cemitério Municipal é uma forma de imortalizá-lo como guardião daqueles que retornam à Casa do Pai. Tanto que o seu enterro em 1979 não foi tristeza, mas foi a celebração da esperança e da certeza da ressurreição”, completou o vereador Caio Rocha, que é católico praticante.
O monsenhor chegou a São Gabriel em 1909, quando assumiu a direção da Paróquia. Durante 14 anos ele dedicou todos os seus esforços para que o templo fosse concluído. As suas realizações foram muitas. Entre elas a fundação do Apostolado da Oração, a Congregação Mariana, Filhas de Maria; Sociedade São Vicente de Paula, bem como as capelas nos distritos: Nosso Senhor do Bonfim; Sagrado Coração de Jesus, de Suspiro; Santo Antônio, no Pavão; Santa Bárbara, no Cerrito; Santa Brígida e Santo Antônio do Bolso. Em 1962 foi inaugurado o pedestal da imagem do Arcanjo São Gabriel, uma das marcas mais importantes do período em que o monsenhor Henrique Rech esteve à frente da Paróquia. A obra aconteceu a pedido dele e da senhora Celina Barbosa Rodrigues.
Como o Cemitério pertence a Santa Casa de Caridade e não ao Município, o vereador Caio Rocha (PP) encaminhará uma solicitação ao provedor Luiz Carlos Dotto, para que faça a justa homenagem.
Disk-notícia:(55)9 9664.2581