Coluna Ponto de Vista

Vereador Caio Rocha propõe que Cemitério Municipal seja denominado Monsenhor Henrique Rech

Não permitir que pessoas que foram importantes na nossa história fiquem esquecidas pelo tempo. Com esse propósito, o vereador Caio Rocha (PP) irá encaminhar uma proposição à Irmandade da Santa Casa de Caridade de São Gabriel, entidade que administra o Cemitério Municipal, para que o campo santo seja chamado Cemitério Municipal Monsenhor Henrique Rech.
De acordo com o parlamentar, o monsenhor dedicou a sua vida para levar uma palavra de fé aos gabrielenses, seja da cidade ou do mais longínquo rincão. “O monsenhor Henrique Rech foi muito importante para a nossa cidade. Graças à ele que a obra da Igreja Matriz foi concluída, além das várias capelas no interior. O monsenhor foi, de fato, um mensageiro da palavra de Deus e merece uma homenagem”, justificou. 
“O Dr. Dagoberto Focaccia é uma das pessoas que tem cobrado constantemente que o Poder Público preste este reconhecimento ao monsenhor. E como parlamentar, é meu dever, tanto moral como pelo exercício da vereança, ouvir a voz das ruas. Colocar o nome do monsenhor Henrique Rech no Cemitério Municipal é uma forma de imortalizá-lo como guardião daqueles que retornam à Casa do Pai. Tanto que o seu enterro em 1979 não foi tristeza, mas foi a celebração da esperança e da certeza da ressurreição”, completou o vereador Caio Rocha, que é católico praticante.
O monsenhor chegou a São Gabriel em 1909, quando assumiu a direção da Paróquia. Durante 14 anos ele dedicou todos os seus esforços para que o templo fosse concluído. As suas realizações foram muitas. Entre elas a fundação do Apostolado da Oração, a Congregação Mariana, Filhas de Maria; Sociedade São Vicente de Paula, bem como as capelas nos distritos: Nosso Senhor do Bonfim; Sagrado Coração de Jesus, de Suspiro; Santo Antônio, no Pavão; Santa Bárbara, no Cerrito; Santa Brígida e Santo Antônio do Bolso. Em 1962 foi inaugurado o pedestal da imagem do Arcanjo São Gabriel, uma das marcas mais importantes do período em que o monsenhor Henrique Rech esteve à frente da Paróquia. A obra aconteceu a pedido dele e da senhora Celina Barbosa Rodrigues.
Como o Cemitério pertence a Santa Casa de Caridade e não ao Município, o vereador Caio Rocha (PP) encaminhará uma solicitação ao provedor Luiz Carlos Dotto, para que faça a justa homenagem.

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.