Coluna-Ponto-de-Vista-1

Coluna e acadêmicos tinham razão: Termo de Ajustamento de Conduta pede troca de postes da Praça Ecológica

Bruno Aloy e Tiago Battaglin
Em 31 de outubro de 2012, o Coluna Ponto de Vista noticiou a preocupação dos acadêmicos de Direito, Bruno Aloy e Tiago Battaglin, sobre o material da praça ecológica, onde para eles, de ecológica só tem o nome. Os jovens questionavam a coloração esverdeada (provavelmente pelo tratamento com COBRE) da madeira utilizada para a construção da "Pracinha ecológica" em São Gabriel. 
Segundo eles, é fácil perceber que ela foi construída a partir de antigos postes de energia elétrica, os quais recebem tratamento químico com substâncias tóxicas como o CCA (arseniato de cobre cromatado) ou CCB (cromo, cobre e boro), e muitas vezes, o óleo CREOSOTO (vide google), que segundo a ANVISA, estabelece: "uso exclusivo como preservativo de madeira para dormentes, postes, cruzetas, mourões para cercas rurais, esteios e vigas.





O cromo é metal pesado e o arsênio é perigoso em todos os sentidos. O CCA é classificado como extremamente tóxico (classe I). Uma das principais recomendações após o contato com madeira tratada (a que pode ter sido utilizada pra construir brinquedos de crianças) é : "sempre lavar bem as mãos e o rosto quando comer, beber ou fumar", questionavam. 
Por se tratar de data próxima ao pleito eleitoral, a reclamação soou como questão política para alguns setores.
Já em 7 de novembro de 2012, o Coluna Ponto de Vista voltou a noticiar a preocupação dos acadêmicos, agora com um pedido de informação feito ao então Prefeito Rossano Gonçalves. Na época, Bruno Aloy alegou ser tratado com ironia e deboche por um funcionário do setor de protocolo.
Na sequência, Bruno Aloy e Tiago Bataglin foram ao Ministério Público onde foi solicitado que o caso fosse investigado. "Queremos saber o porquê desta negligência. Estão brincando com coisa séria", declarou Bataglin que completou: "As fotos estão aí. Esta Praça foi construída com antigos postes energia elétrica, alguns da extinta CEEE".






E na data de hoje, o blog que todo mundo lê, soube que as denúncias divulgadas aqui - e para as quais fomos ironizados por algumas pessoas por dar espaço para estes "loucos" tinham razão, tanto que o Promotor Fernando realizou Termo de Ajustamento de Conduta solicitando à Prefeitura a pintura dos brinquedos da Praça Ecológica e troca de alguns postes da praça, além dos equipamentos de ginástica na Avenida das Acácias; devido ao laudo técnico realizado por peritos do Ministério Público encontrarem substâncias com possibilidade de causar danos toxicológicos aos usuários.
O blog ouviu o Secretário de Obras, Felipe Abib, que confirmou que tudo se deu face as denúncias dos jovens divulgadas aqui no Coluna Ponto de Vista:
"A decisão da Promotoria foi em cima da denúncia do Bruno e do Tiago, eles estavam certos e o ex-prefeito sequer deu bola", afirmou Felipe.

Um comentário:

  1. Meu Deus, o que um estudante de direito sabe sobre química kkkkk querem é se aparecer para a comunidade, é normal desse bataglin aí já, sempre querendo se aparecer kkkkk

    ResponderExcluir

Tecnologia do Blogger.