Coluna-Ponto-de-Vista-2

Miscelânea Digital

Airton Bittencourt 
Colunista do blog

MANTER A BOA SAÚDE EM QUALQUER CIRCUNSTÂNCIA
Desde o nascimento somos bombardeados com estímulos de todos os tipos.
As tensões mexem com nossos músculos, nossa mente e nosso sistema nervoso e estão diretamente relacionadas à nossa saúde como um todo.
A nutrição, a atividade física, o meio ambiente, as emoções e a genética são variáveis que influenciam o bom funcionamento do organismo.
Em relação a genética, não temos muito a fazer, mas temos controle sobre o que comemos e como nos comportamos e reagimos aos estímulos.
Nutrição e hidratação adequadas, além de exercício regular, ajudam a garantir o bom funcionamento do nosso corpo. O exercício tem a vantagem de liberar naturalmente substâncias que provocam bem-estar. Um pouco de estresse é bom, mas em excesso e prolongado se torna prejudicial. Estima-se que 90% das doenças são decorrentes do estresse.
A qualidade do nosso tempo de relaxamento também é muito importante. À medida que envelhecemos, encurtamos nossa respiração, o que implica em menos oxigênio para nossas células. A respiração profunda expande os pulmões, além de usar os músculos abdominais e o diafragma. Também precisamos dormir o suficiente, já que reparação e crescimento celular são mais ativos à noite durante o repouso.
No mundo moderno, tentamos conciliar trabalho, família e amigos na tentativa de satisfazer nossas necessidades físicas, mentais, emocionais, sociais e espirituais.
Mas, a maioria de nós fica com a impressão de que as horas de um dia não são suficientes.
A saúde deve levar em conta as esferas física, mental, psicológica, social e espiritual. A vida humana é muito mais do que milhões de células ligadas. Somos parte do universo e uma de nossas características é ter consciência espiritual. Pessoas felizes e equilibradas são mais resistentes a doenças.

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.