Coluna-Ponto-de-Vista-2

Consumo de água bate recordes

As altas temperaturas fizeram com que os gabrielenses utilizassem, no mês de dezembro, uma quantia 30% maior de água do que a média de consumo dos demais meses do ano. Dezembro de 2013 bateu todos os records de consumo já registrados pela SGS desde que a empresa assumiu a concessão dos serviços em maio de 2012: 348 milhões de litros de água. Um ano antes, em dezembro de 2012, o consumo havia sido de 331 milhões de litros.

De acordo com informações da Organização das Nações Unidas, cada pessoa precisa de 3,3 m³ por mês, cerca de 110 litros de água por dia para atender as necessidades de consumo e de higiene. A média nacional é de 200 litros por dia e o consumo médio estimado para cada residência gabrielense ficou em torno de 400 litros. A informação é também da São Gabriel Saneamento, responsável pelos serviços.
Quanto maior o desperdício de água, maior a escassez de recursos naturais. Dicas como banhos rápidos, limpeza correta de calçadas, desligar as torneiras ao lavar louça ou escovar os dentes, entre outras orientações, são dadas como forma de gerar economia com a água e dinheiro sem prejudicar a saúde e a limpeza da casa e a higiene das pessoas.
“É natural nestes meses de mais calor que as pessoas gastem um pouco mais com banhos, piscinas e mangueiras, mas lembramos que o consumo deve ser consciente mesmo com as altas temperaturas” diz o Engenheiro Ambiental da SGS Rodolpho Toninello.
Rodolpho também tranquiliza a população de São Gabriel quanto a boatos de racionamento que surgiram nos últimos dias: “Não recebemos nenhum comunicado dos administradores da Barragem VAC4 sobre o risco de racionamento ou do nível do Rio Vacacaí, portanto essa hipótese, hoje, é descartada. Mas pedimos sempre por um pensamento racional e de preservação de nossos recursos naturais”, esclarece ele.
Mais de 12 cidades gaúchas sofreram com falta de água nas últimas semanas e algumas decretaram situação de emergência. Entre elas: Viamão, Gravataí e Santana do Livramento. No total, estima-se que mais de 100 mil pessoas foram prejudicadas.

Saiba Mais:

- Uma torneira semiaberta por cinco minutos gasta cerca de 12 litros de água, o que em um mês representa 360 litros de água.

- Uma torneira ou chuveiro pingando somam cerca de 1.000 litros a mais de água na sua conta ao final de um mês.

- Um banho de 15 minutos consome cerca de 140 litros de água.

- Lavar o carro com a mangueira aberta utiliza cerca de 215 litros de água.

- Cobrir a piscina reduz em 90% o desperdício. Exposição ao sol e ao vento faz com que a piscina perca cerca de 3.000 litros de água ao mês por causa da evaporação.

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.