Margens da RS-630 são limpas para garantir segurança ao trânsito
A prefeitura municipal de São Gabriel iniciou na segunda-feira, 06, no Bairro Honório, a limpeza das laterais da RS-630 no perímetro urbano que abrange o acesso as vilas Santa Brígida e Santa Clara, na zona sul da cidade. Será feito o roçado da vegetação num trecho de três quilômetros, beneficiando os dois lados da via. De acordo com o secretário de Serviços Urbanos, Rossano Farias, as frentes de trabalho foram implantadas por determinação do prefeito Roque Montagner com a alegação de que o local oferece riscos para pedestres e motoristas. Nos finais de semana o trânsito de veículos aumenta por causa dos balneários, todos localizados no extremo sul da cidade: no Passo do Pinto e Passo do Pedroso.
De acordo com o prefeito a RS 630 é de domínio do Estado, que dificilmente possui infraestrutura para sanar problemas dessa natureza. “Em anos anteriores jogava-se a culpa ao Estado, mas em nosso governo não custa nada, só boa vontade. Até porque quem utiliza a RS 630 somos nós, gabrielenses”, destacou Montagner.
Duas secretarias estão atuando na região. A de Serviços Urbanos utiliza um trator com roçadeira articulada para abrir espaço no acostamento da rodovia. Segundo o secretário, os moradores reclamam da vegetação abundante que força pedestres a dividir espaço com veículos em via pública. Além disso, durante a noite, o local vem causando insegurança.
Parte do madeiramento da ponte que liga a sede do Município a Vila Santa Brígida foi substituída na manhã desta terça-feira por equipes da Secretaria de Viação e Transportes. “As tábuas estavam soltas e podiam causar acidentes”, disse o secretário de Transportes, Lizandro Cavalheiro.
Outra equipe da Secretaria de Serviços Urbanos trabalha na recuperação do Corredor do Bom Retiro, também na Vila Santa Clara, onde o trânsito é prejudicado por valos causados pela erosão. Foram colocadas cargas de balastro e o material espalhado com o uso de uma retroescavadeira.
SEM MAQUINÁRIO – O trabalho na Santa Clara é emergencial e tem como alvo os pontos considerados críticos, admite o secretário, “pois não é ideal que se utilize a retroescavadeira para espalhar balastro em vias públicas. Estamos aguardando a liberação da patrola para iniciarmos a recuperação das ruas de São Gabriel. O veículo continua parado, pois a peça quebrada é importada e demora a chegar”.
Disk-notícia:(55)9 9664.2581