Coluna-Ponto-de-Vista-1

Prefeito apresenta projetos de desenvolvimento regional em Porto Alegre

Perspectivas de implantação e inclusão de São Gabriel em projetos voltados para o desenvolvimento regional foi a pauta principal da reunião do prefeito Roque Montagner com o secretário do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social do Rio Grande do Sul, Marcelo Deneris, em Porto Alegre, na última segunda-feira (13).
No encontro, o prefeito revelou as tratativas para instalação de um parque de energia eólica, já em fase de estudo, com torres de medição na divisa de São Gabriel com Lavras do Sul. A proposta do prefeito é realizar um seminário regional com a presença da Eletrosul para dar encaminhamento ao projeto.
Outro seminário, sugerido durante o encontro, deverá tratar da exploração do xisto betuminoso. De acordo com o prefeito, “o município possui uma das maiores jazidas de xisto. A exemplo do carvão gaúcho, que se tornou uma grande fonte de economia para o Estado e para os municípios produtores, propomos a abertura de um debate”, argumentou.
O desenvolvimento integrado da Metade Sul, passando pelo desafogamento do trânsito de veículos da BR-290, passa pela inclusão de São Gabriel no trajeto de abrangência da Ferrovia Norte Sul. “Precisamos estabelecer uma rota alternativa que corte o pampa gaúcho pela fronteira oeste e se estenda até Uruguaiana, interligando com a bio-oceânica, via Argentina e Chile. O objetivo é melhorar o trânsito na BR-290 e proporcionar o desenvolvimento integrado da região”, disse o prefeito.
Montagner ainda destacou um projeto considerado inovador. A usina de álcool, que já é realidade em Frederico Westphalen, tem modelo semelhante sendo implantado em parceria com o Assentamento Guajuviras, na região de Azevedo Sodré. A matéria prima é a mandioca. A prefeitura pretende atingir, em três anos, mil hectares plantados com ramas próprias para a produção de álcool. Serão beneficiados diretamente assentados da reforma agrária e pequenos produtores, agregando renda e fixando o homem no campo. Para efetivação do projeto, a prefeitura pede o apoio do governo estadual.
Montagner chamou atenção para a silvicultura, que, no ponto de vista dele, “transforma o município em barriga de aluguel”. Segundo o prefeito, São Gabriel tem 17 mil hectares de áreas plantadas com eucaliptos e acácias. O transporte deste material para a empresa, em Guaíba, irá causar congestionamentos na BR-290, danifica e rompe trechos de estradas vicinais por causa do alto volume e peso das cargas.
Com a aproximação do período de cortes, o chefe do Poder Executivo cobra medidas enérgicas do Estado para inibir o trânsito de veículos com peso acima do permitido para rodovias estaduais. O mesmo deverá acontecer em vias de responsabilidade do Município.

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.