Coluna-Ponto-de-Vista-1

“Direito, Internet e os riscos do uso das novas tecnologias” é tema da 1ª aula inaugural do Curso Direito da URCAMP Campus de São Gabriel em 2016

Mais de 200 pessoas prestigiaram a 1ª Aula Inaugural do Curso de Direito de 2016. O evento contou com a presença de acadêmicos e profissionais formados no curso de Direito no Campus de São Gabriel. A aula foi organizada pela Prof. Francieli Puntel Raminelli e pela coordenadora do Curso de Direito Prof. Ana Paula Torres e abordou um tema de grande relevância para os juristas, devido a expansão do uso das Novas Tecnologias da Informação e da Comunicação (NTICs).
É inegável que Internet, o telefone celular e outros dispositivos estão totalmente inseridos na sociedade. Todos se utilizam deles para comunicação entre indivíduos, para publicidade e propaganda de empresas, para divulgação de informações e também para livre expressão do pensamento. No entanto, as NTICs, também apresentam alguns riscos, que muitas vezes são despercebidos, principalmente pelos jovens, tão acostumados com o seu uso, e que por esta razão se tornam muitas vezes vítimas da exposição exagerada nas redes (sociais ou não). Assim, com as tecnologias novos problemas e crimes também surgem, como, por exemplo, “roubo” de identidade, facilidade ao acesso de informações da grande maioria dos indivíduos, cyberbulling, entre outros.
Para a coordenadora do curso de Direito, a Prof.ª Ana Paula Torres, o uso das novas tecnologias da informação e da comunicação, apesar de ser uma realidade concreta, requer novos pensamentos e cuidados para todo o jurista, independente da área de atuação. “Este “novo direito” abarca e pode gerar consequências em todos os outros “ramos” do direito e da vida em sociedade”, disse.
A 1ª Aula Inaugural do Curso de Direito da Universidade da Região da Campanha - Campus de SG aconteceu no 09 de março, às 19 h no auditório Dom Félix de Azara do Campus II. Participou do evento, o Professor Álvaro Sanchéz Bravo, Doutor em Direito pela Universidade de Sevilla, Espanha, o mesmo possui um vasto currículo, incluíndo a docência na Teoria do Direito e Professor de Política Criminal no Instituto Andaluz Interuniversitario de Criminología – IAIC. 
Na visão do Pró-reitor do Campus o prof. Hélio Lemos Menna, o tema abordado é de suma importância, pois trabalha a liberdade de informação, privacidade e responsabilidade das informações lançadas. “A realização de eventos como esse, denotam a missão da URCAMP, oferecendo uma formação complementar de alta qualidade aos acadêmicos e aos profissionais formados aqui que participam, para ampliar seus conhecimentos”, finalizou o Pró-Reitor.
Tecnologia do Blogger.