Coluna-Ponto-de-Vista-1

FUNASA e INCRA assinam convênio para levar mini-estações de água para assentamentos

Em reunião na sede estadual da Funasa, no Centro Histórico de Porto Alegre, o presidente nacional da Funasa, Ronaldo Nogueira, e eu como superintendente do INCRA, assinamos um Acordo de Cooperação Técnica visando a implementação de cerca de 30 mini-estações de tratamento de água, dando continuidade às ações provenientes do lançamento do Programa Nacional de Saneamento Básico em Zonas Rurais, feito pelo presidente da Funasa, Ronaldo Nogueira, em visita ao Incra no dia 13 de setembro. A parceria tem ainda a participação do Centro de Vigilância Sanitária do RS (CGVES) e do secretário Estadual de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos, Catarina Paladini. 
As mini-estações são uma tecnologia desenvolvida pela Funasa, denominadas “Salta-Z” (Sistema Alternativo de Tratamento de Água, estruturas de baixo custo, com filtros e dosadores adaptados para o uso em pequenas comunidades rurais. Um “Salta-Z” pode fornecer água tratada para até 30 famílias. 
Os técnicos da Divisão de Desenvolvimento do Incra já elencaram os assentamentos prioritários para receber estes equipamentos, nas cidades de Alegrete, Canguçu, Cerrito, Esmeralda, Herval, Pedro Osório e São Gabriel, totalizando 1169 famílias.
Tecnologia do Blogger.