Coluna-Ponto-de-Vista-1

Pontos luminosos no céu chamam a atenção dos gabrielenses

Na noite desta sexta-feira, 6, diversos gabrielenses entraram em contato com a redação para informar sobre pontos de luz no céu que foram visto por volta das 20h40min, causando curiosidade em quem conseguiu visualizar o fenômeno. Uma imagem foi registrada às 20h42min, em Taquara, no Vale do Paranhana, pelo Observatório Heller & Jung.

Conforme o diretor-técnico da Brazilian Meteor Observation Network (Bramon), Marcelo Zurita, os pontos são satélites da constelação Starlink, enviados pela empresa SpaceX. Dois lançamentos, com 60 satélites cada foram feitos recentemente: um em maio e outro em novembro, que são os vistos nesta sexta. O envio deles faz parte de um projeto que prevê distribuição de sinal de internet de forma gratuita em todo o mundo. 
"O que a gente vê quando enxerga um satélite é o sol refletido nele, pois eles não têm luz própria. No início da noite e na madrugada, mesmo que a gente não veja o sol, a luz já está refletindo neles", explica Zurita, em entrevista ao jornal Zero Hora.
A Spacex, empresa de exploração espacial, é, atualmente, um das mais respeitadas no trabalho de lançamento de foguetes e satélites ao espaço e tem projeto em parceria com a Nasa, diz o diretor. 
Segundo a Bramon, os satélites estavam sobre a Argentina. O fenômeno pode ser vistos de todo o RS, e provavelmente em todo o sul e sudeste brasileiro, indica o diretor. 
No Estado, além de São Gabriel, moradores de Minas do Leão, Viamão, Estrela, Canoas, Uruguaiana, Canela e São Lourenço do Sul avistaram o fenômeno.

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.