Coluna-Ponto-de-Vista-1

Recuperação asfáltica: parceria entre São Gabriel Saneamento e Prefeitura apresenta resultados positivos

Quem circula pelas ruas de São Gabriel, já percebe as mudanças na pavimentação de algumas ruas da cidade. As obras de recuperação do pavimento com uso de fresagem asfáltica estão sendo executadas por meio de uma parceria entre a São Gabriel Saneamento e a Prefeitura Municipal. Os trabalhos estão em ritmo acelerado e equipes intensificam os serviços para melhorar a qualidade do pavimento das vias do município.
As vias que apresentam deformações, panelas, trincas ou fissuras no pavimento estão recebendo processo de recuperação do pavimento, aonde é realizado o serviço de fresagem com a remoção da camada de asfalto que apresenta algum defeito e aplicação de nova pavimentação asfáltica. Esse trabalho vai garantir a melhoria do pavimento e terá impactos positivos também no sistema viário, com mais qualidade de rolagem aos veículos e aplicação de uma solução tecnicamente correta ao pavimento.
As obras são realizadas em duas etapas. Primeiramente é realizado o serviço de fresagem asfáltica com uma bobcat com equipamento de fresagem acoplado, que compreende a remoção da camada que apresenta defeitos como trincas, fissuras ou deformações que causam desconforto aos usuários da via.
Posteriormente a execução da fresagem, vem à equipe de asfalto para concluir o serviço aonde o trecho fresado recebe varrição para remoção de impurezas, pintura de ligação e aplicação de asfalto. Durante a aplicação da massa asfáltica a equipe é orientada para conferir o melhor acabamento possível para assegurar o nivelamento ao pavimento existente e a compactação, realizada de maneira eficiente com a aplicação do rolo liso vibratório. O Engenheiro Trainee da São Gabriel Saneamento, Matheus Sassi, explica que o serviço de “tapa buraco” com auxílio de equipamento de fresagem possibilita o emprego de uma solução sofisticada para as obras. “Estamos trabalhando com o emprego de uma solução técnica de engenharia na recuperação do pavimento”.
A fresagem é uma etapa muito importante nesse tipo de serviço, pois para a correção de um defeito é preciso que seja realizado o corte na área do entorno, evitando que o problema volte a ocorrer em curto prazo. Importante destacar que com a aplicação de cortes retangulares também conseguimos garantir um bom aspecto visual ao conserto” finalizou o engenheiro.
O Gerente da Unidade Luiz Bertazzo destaca que a parceria entre o poder concedente e a concessionária foi de suma importância para viabilizar a execução deste serviço. “O trabalho em parceria nos possibilitou realizar um serviço de primeira qualidade em nossa cidade, hoje estamos trabalhando com um equipamento moderno para melhorar a qualidade das ruas de nossa cidade” comenta Bertazzo.
A parceria envolve um acordo técnico de cooperação para a usinagem de asfalto, insumos utilizados na operação, locação de mini carregadeira com equipamento de fresagem, rolo liso vibratório e mão de obra especializada.

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.