Coluna-Ponto-de-Vista-1

Parceria entre São Gabriel e Unipampa aplicou 23 mil testes na região em 2020

O Projeto “Testa Fronteira”, desenvolvido através de parceria entre a Prefeitura Municipal de São Gabriel e o Curso de Ciências Biológicas da Universidade Federal do Pampa, coletou ao longo do ano passado, 23194 amostras do teste RT-PCR, considerado o teste com maior grau de exatidão para diagnóstico de Covid-19, sendo 7023 dessas amostras para São Gabriel.  As informações são prestadas pelo Coordenador do Curso de Ciências Biológicas da Universidade Federal do Pampa, professor Jeferson Luís Franco.
A parceria foi institucionalizada em abril do ano passado, após decisão do prefeito Rossano Gonçalves em contato com a direção do Campus da Unipampa em São Gabriel. A parceria para a realização dos testes RT-PCR (que, em português, significa Reação em Cadeia de Polimerase).
Com a formalização do acordo entre universidade e prefeitura, todos os municípios da 10ª Coordenadoria Regional de Saúde foram convidados a submeter suas amostras ao laboratório da Unipampa. Em 2020, a parceria atendeu 16 municípios, sendo São Gabriel e Rosário do Sul os que mais amostras realizaram, praticamente 52% do total.
Durante as férias da Unipampa, a prefeitura contratou técnicos que foram treinados pelo Curso de Ciências Biológicas da universidade para que o Laboratório Iniciativa Covid-19 continuasse funcionando. “Muitos municípios da Grande Porto Alegre enviam seus testes para o Laboratório Central do RS, e os resultados demoram cinco dias. O Laboratório Iniciativa Covid-19 fornece os dados para os municípios no mesmo dia da testagem, dando à Secretaria de Saúde de cada município condições de comunicar o paciente já no dia seguinte e já começar o tratamento, o que representa um ganho extraordinário de tempo para combater o vírus. Sem dúvida, o trabalho científico criterioso da nossa Unipampa está cooperando para salvar vidas”, assinala o prefeito Rossano Gonçalves.
 


Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.