Coluna-Ponto-de-Vista-1

Prefeito recebe policiais que reivindicam prioridade na vacinação contra a Covid-19

Policiais Civis, Brigadianos, Bombeiros e Agentes Penitenciários estão reivindicando prioridade no processo de vacinação contra a Covid-19. A classe da Segurança Pública, representada pela escrivã de Polícia Civil, Cíntia Cassol (integrante do Sindicato dos Policiais Civis do RS - Ugeirm) e pelo policial militar da reserva, Luiz Antônio Garcia Rodrigues (presidente da Associação dos Cabos e Soldados - ACAS/BM), elaborou um documento para ser entregue ao Ministério Público do Estado (MPE) expondo os riscos enfrentados diariamente pelos agentes que atuam na linha de frente Covid-19. No texto, os profissionais demonstram preocupação com o risco de contaminação e possibilidade de colapso no setor.
O tema foi discutido na manhã desta terça-feira (30) em uma reunião com o prefeito Rossano Gonçalves e a secretária municipal da Saúde, médica Kátia Raposo. O diálogo aconteceu no salão de atos da Prefeitura. Os policiais apresentaram números que mostram que o índice de contaminação envolvendo a classe da segurança pública é um dos maiores do Brasil e, em São Gabriel, o percentual chega a atingir 25% somente na Polícia Civil. Na noite de segunda-feira (29), o Município registrou o primeiro óbito de um policial da ativa que testou positivo para Covid-19.
Em apoio a classe, o prefeito assinou o documento e garantiu que, havendo compreensão favorável do MPE, a Secretaria Municipal da Saúde vacinará os profissionais da Segurança Pública de acordo com a disponibilização de remessas para o Município.
Kátia Raposo apresentou documentos que comprovam que o cronograma desenvolvido pela Coordenação da Campanha de Vacinação, no Município, é estabelecido pela Secretaria de Saúde do Estado e Ministério da Saúde. No entanto, tanto ela quanto o prefeito, acenaram com a possibilidade de o governo federal - cedendo a pressão dos órgãos de segurança em todo o Brasil - alterar a ordem de prioridades, passando os profissionais da segurança público para imediatamente após o processo de vacinação dos idosos.

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.