Coluna-Ponto-de-Vista-1

Santa Casa pedirá transferência de pacientes de UTI

Em função da escassez de insumos de tratamento intensivo, como bloqueadores neuromusculares e sedativos para intubação, a Santa Casa irá solicitar a transferência de todos os seus internos em UTI Covid para hospitais de outros municípios. A decisão, comunicada pela direção do hospital, é fruto da dificuldade de aquisição destes insumos, em escassez em todo o mercado, e da insuficiência no envio destes medicamentos por parte do Governo do Estado, apesar de todos os apelos que vem sendo feitos há mais de quinze dias pela Santa Casa e pela prefeitura municipal. 
Hoje pela manhã, o Chefe do Executivo e a direção do hospital se reuniram para atualizar as informações do combate à pandemia do Covid-19 e traçar perspectivas. A situação é similar em outros hospitais da Fronteira Oeste, região que está com 117% de ocupação de leitos Covid. Neste momento, a despeito de falsas informações veiculadas recentemente, não há risco de falta de oxigênio para os pacientes.
O prefeito ressaltou que está fazendo pressão política sobre deputados e sobre o Governo do Estado para o envio destes medicamentos, que são de responsabilidade estadual por se destinarem a tratamento de média e alta complexidade.  
“Este é um momento especialmente grave da pandemia no Brasil, o Coronavírus e suas novas cepas têm ceifado vidas com praticamente o mesmo grau de intensidade em todo o país, e por isso mesmo precisamos de muita união. É por isso que estamos trabalhando em conjunto com a Santa Casa, em favor das vidas que lá estão sendo tratadas, em respeito aos médicos, enfermeiros, auxiliares, equipes de higienização e todos os envolvidos na linha de frente, que tem feito um trabalho sério e dedicado. Temos somente este hospital ao qual recorrer no Município, especialmente os pacientes SUS, e precisamos defender a Saúde dos que mais precisam”, assinalou. 
Participaram da reunião, representando a Santa Casa, o provedor Cilon Lopes de Siqueira, o administrador José Neri de Oliveira, o diretor técnico Ricardo Coirolo e o conselheiro fiscal Cezar Augusto Skilhan Teixeira.  Participou também da reunião a secretária municipal da Saúde, Kátia Raposo.

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.