Coluna-Ponto-de-Vista-1

Comissão de Direitos Humanos encaminha demandas por médico-perito e delegacia da mulher ao Governo do Estado

A reunião remota da Comissão de Direitos Humanos e Proteção à Mulher, que aconteceu no início da tarde desta quarta-feira, 26, apresentou diversas demandas relativas à segurança pública municipal e proteção à mulher, que foram encaminhadas diretamente ao Governo do Estado.
Para ouvir as reivindicações, esteve presente no encontro Willian Schumacher, assessor parlamentar do gabinete do Vice-Governador e Secretário de Segurança Pública, Ranolfo Vieira Júnior. Também estiveram presentes de forma virtual os vereadores Moisés Marques (PL), Jana França (Podemos), Írio Trindade (PDT) e Kiko Lopes (Patriota).
Atualmente a Delegacia de Polícia Civil encontra-se sem um médico-perito para realizar exames de lesões, cargo anteriormente ocupado por Arlindo Vargas, médico falecido recentemente. Com isso, as perícias acabam sendo prejudicadas, visto que o deslocamento de uma pessoa de outra cidade até o local é demorado e acaba comprometendo a investigação.
Para a Presidente da Comissão, Malu Bragança (Patriota), a necessidade é de um perito exclusivo para São Gabriel.
“Isso acaba prejudicando bastante as investigações e algumas vezes os laudos de lesões são feitos de forma indireta, o que, por muitas vezes, acaba facilitando e sendo um atenuante para as pessoas que praticam esse crime”.
Outra solicitação encaminhada foi a criação de uma DEAM – Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher, em São Gabriel. 
Segundo dados da delegacia municipal, a cidade possui um alarmante número de violência contra a mulher. Apenas nos dois primeiros meses de 2021, já foram registrados 79 boletins de ocorrência neste sentido e nove prisões por violência contra o sexo feminino.
Sobre as demandas, Schumacher informou que a secretaria costuma receber reivindicações semelhantes de municípios próximos a São Gabriel e que irá encaminhar junto aos setores competentes uma solução. 
“Eu estou aqui para me comprometer e ir atrás dessa demanda. A gente tem esse mapeamento e tem recebido, até com certa preocupação, os casos de São Gabriel”, afirmou.

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.