Coluna-Ponto-de-Vista-1

Secretaria de Educação prepara implantação do curso de Turismo Cultural

O Secretário de Educação Edjor Borges e o Diretor da Escola Técnica Municipal, Humberto Petrarca, juntamente com a equipe pedagógica da SEME e com apoio da Supervisora Janine Pereira, deram início ao processo de implantação do Curso Técnico em Turismo Cultural.
A previsão é de começar em março de 2022 na Escola Técnica Municipal. O curso de Turismo Cultural tem previsão de 800 horas e a duração de dois semestres e terá como pré-requisito para ingresso, de que o estudante tenha concluído o Ensino Médio. O curso será ofertado de forma presencial, podendo prever até 20% da sua carga horária diária em atividades não presenciais.
Segundo Petrarca, Turismo cultural é uma atividade econômica associada a viagens e eventos que são direcionados para o lazer e conhecimento com elementos culturais, tais como complexos arquitetônicos e monumentos, além de eventos culturais, históricos, religiosos e artísticos. São viagens ou eventos que acontecem em áreas nas quais foram preservados símbolos da natureza histórica.
Enfatiza o diretor que o Turismo Cultural é uma profissão que vem crescendo progressivamente e não oferece apenas lazer e entretenimento, mas principalmente a expansão do conhecimento e da cultura para os turistas. 
“Agentes turísticos vêm incentivando e promovendo cada vez mais esta modalidade de turismo, que engloba locais históricos e arqueológicos, artesanato, quilombos, museus, obras artísticas, casas de cultura, festas, rituais, a gastronomia específica de determinadas localidades, eventos tradicionais, manifestações culturais típicas, feiras e mercados antigos, cultura popular, entre outros", ressaltou.
O Secretário Edjor Borges ressalta que o novo curso vem ao encontro da proposta de ampliação da oferta de mais oportunidades de qualificação, que consta da Plataforma de Gestão do Prefeito Rossano Gonçalves. “Vamos estabelecer, a partir desse curso, parcerias com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento, Turismo e Cultura e também, com a iniciativa privada vinculada ao setor, como hotéis, restaurantes, pousadas, etc, visando o desenvolvimento desta que é uma das atividades que mais geram divisas em nosso país, divulgando nossa cidade, nossa cultura e tradição, uma das grandes riquezas de nossa cidade”, finaliza.

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.