Coluna-Ponto-de-Vista-1

77,57% da população vacinável já recebeu pelo menos uma dose contra a Covid-19

Algo que parecia estar distante, de repente, com uma série de investimentos do Ministério da Saúde em novas vacinas contra a Covid-19, ficou próximo de ser conquistado em São Gabriel. Os números ainda estão abaixo do que a Secretaria Municipal da Saúde projetava para o momento e, até por isso, a cada etapa de vacinação amplia as divulgações para chamar atenção do público alvo. Mesmo assim, o município tem um dos mais positivos índices no Estado.
Atualmente, São Gabriel vacinou 30.888 pessoas com, pelo menos, uma das doses do imunizante. Em termos percentuais, levando em consideração o público vacinável de 39.818 gabrielenses com mais de 18 anos, o município atingiu a marca de 77,57% da sua população alvo.
O percentual cai para 34,49% quando a Secretaria da Saúde avalia apenas a população 100% imunizada com as doses da vacina. Neste caso, o setor já vacinou 13.737 gabrielenses e o índice só não é maior, porque é necessário, dependendo do laboratório fabricante da vacina, um espaço de até três meses entre a primeira e a segunda doses.

NÚMERO ESTIMADO
São Gabriel estima que, ao chegar a marca de 39.818 pessoas vacinadas com as duas doses, terá imunizado 100% da sua população adulta (acima de 18 anos). Hoje, 30.888 pessoas já receberam a primeira dose.
A Secretaria Municipal da Saúde vacinou, nesta segunda-feira (12), pessoas com 38 anos e sem comorbidades e, também, trabalhadores de limpeza urbana e coleta de resíduos sólidos. Amanhã, será a vez das pessoas com 37 anos.
Os dados da pasta municipal mostram que a população gabrielense de 37 a 18 anos gira em torno de 19 mil pessoas. A diferença de vacinados para o total a ser vacinado é de 8.930, revelando que a maioria da população, por faixa etária, já foi vacinada nas etapas que priorizaram comorbidades, profissões, quilombolas e profissionais de linha de frente da saúde.

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.