Coluna-Ponto-de-Vista-1

Flexibilização do exame de mormo é tema de reunião coordenada pelo Deputado Afonso Hamm

Na manhã de terça-feira (14), o deputado federal Afonso Hamm esteve na Secretaria Estadual de Agricultura para tratar sobre a obrigatoriedade do exame de mormo, doença infectocontagiosa de equídeos.
Com a presença de representantes do segmento de rodeios, festas campeiras, cabanhas e criadores, o deputado reforçou o pleito para que o exame seja realizado anualmente. Atualmente, os testes precisam ser realizados a cada semestre.
De acordo com o chefe de gabinete da secretária Silvana Covatti, Erli Teixeira, o assunto está sendo tratado e para ser liberado, o Estado precisa comprovar que não registrou casos dessa doença nos últimos três anos, bem como resolver processos judiciais de 2015.
Na oportunidade, a comitiva também reforçou a importância da fiscalização sanitária na zona de fronteira, considerando o livre ingresso de animais oriundos da Argentina e Uruguai, evitando novos casos.
Outro assunto relatado foi sobre a possibilidade de dispensa Guia de Transporte Animal (GTA) para o trânsito de animais no perímetro da sede do município.
Estiveram presentes o prefeito de Santiago, Tiago Gosrski, acompanhado dos vereadores Décio Loureiro e João Alberto Lima; vereador de Quaraí, Rafael Refatti; vereador de Aceguá, Dalmiro Almeida; vereador de Rio Grande, Edisnei Rodrigues (Sargento); e o promotor de rodeios de Santa Vitória do Palmar, Flávio Domingues.

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.