Coluna-Ponto-de-Vista-1

Festa de Iemanjá não será realizada em São Gabriel

Em respeito ás exigências e protocolos sanitários estabelecidos pela Associação dos Municípios da Fronteira Oeste e para evitar mais proliferação de contágio pelo Coronavírus, os tradicionais festejos de Iemanjá, não serão realizados.  
A decisão foi comunicada pelo relações públicas da União Umbandista, Espírita e Africana de São Gabriel (Uneafro) e membro do Conselho Estadual dos Povos de Terreira, o babalorixá Homero Costa, em reunião com o coordenador da Secretaria Municipal de Desenvolvimento, Turismo e Cultura, Júlio César Brandão Rocha.
A festividade é promovida anualmente no mês de fevereiro pela Uneafro, juntamente com terreiros e casas africanistas associadas, com o apoio logístico da Prefeitura através da Secretaria Municipal de Turismo. Em vista dos protocolos regionais da Fronteira Oeste, a festividade não será realizada, mas as terreiras poderão ir visitar separadamente o monumento à Iemanjá, no local historicamente conhecido como “Praia da Alegria”, nas margens do Rio Vacacaí, sempre em número inferior a 100 pessoas, e obedecendo as normas de distanciamento social. 
A Secretaria de Desenvolvimento, Turismo e Cultura  destaca que sempre dá apoio a todas as festividades religiosas pelo seu caráter cultural, independente da religião.  
“O Poder Público é laico, e portanto deve servir indistintamente a todas as formas de crença, porque cada religião tem seu papel na formação cultural do povo gaúcho e da nossa gente gabrielense”, assinala o secretário Rogério Melo.

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.