Coluna-Ponto-de-Vista-1

Poder Legislativo concede Comenda Doutor Ubiratara Vieira Azambuja

Em sua primeira edição, a Comenda de Mérito Legislativo Doutor Ubiratara Vieira Azambuja foi entregue na manhã desta terça-feira, 23 de agosto, em homenagem realizada no plenário da Câmara de Vereadores. 
Criada no dia 14 de abril deste ano, através da Resolução nº 5.694/2022, a Comenda distinguiu 15 personalidades do meio jurídico gabrielense.

A honraria é destinada a homenagear Advogados, Promotores e Magistrados pela atuação na advocacia e pela defesa dos direitos e garantias dos cidadãos no Município de São Gabriel, sendo conferida durante o mês de agosto, período em que se comemora o Dia do Advogado (11 de agosto). Representou a Ordem dos Advogados no evento, Augusto Solano Lopes.
Falaram em nome dos vereadores, Maria Luiza Bragança e Moisés Marques, presidente em exercício. O presidente titular, Sildo Cabreira, não pode comparecer em decorrência de necessidade de isolamento, por conta da Covid-19, mas marcou presença de forma online.
Para o vereador Moisés Marques, que também é o autor do Projeto de Resolução que criou a referida homenagem no Poder Legislativo, a honraria é muito bem representada em nome de seu patrono.
"Necessário se faz lembrar que a Comenda, para o além do destaque dos nossos indicados, imortaliza o nome do amigo, saudoso, Ubiratara Vieira Azambuja, conhecido por todos em nossa comunidade e, principalmente, por todos aqueles que passaram pelos corredores da Urcamp. Não podemos nos olvidar pelo ser vicário que ele era, pelo ser humano, enquanto pessoa, advogado e professor, homem que nos deixou exemplo de superação”, falou o vereador na tribuna.
O presidente Sildo elogiou a tarefa da advocacia. “Gostaria de dizer a todos que continuem pela caminhada da defesa democrática de direito, pela defesa da garantia dos direitos constitucionais dos cidadãos e cidadãs da comunidade de São Gabriel e que os fez hoje serem, reconhecidamente, homenageados por esta casa”, argumentou.

Já a vereadora Maria Luiza destacou que: “É um momento extremamente importante, de reconhecimento profissional, em que todos que aqui estão vivenciam algo incomum, que é a essência do exercício do direito, especialmente, do exercício da advocacia. Pudemos perceber na leitura dos currículos a história de cada um, a história profissional e pessoal e o quanto essas pessoas são relevantes para comunidade gabrielense. Do quanto o exercício pleno da advocacia é importante na defesa das instituições, da democracia e na defesa de uma sociedade mais Justa e igualitária”.

O advogado Solano Lopes falou em nome dos homenageados. “É uma grande responsabilidade falar em nome destes agraciados. Eu fico feliz quando vejo jovens advogados recebendo essa Comenda. É importante termos presente que cada advogado representa o exercício diuturno da busca da cidadania. E o que é a cidadania? É o direito de dar dignidade ao ser humano, que ele seja respeitado em sua dignidade. A minha saudação vai a todos os colegas que foram homenageados e distinguidos”, afirmou.

SOBRE O PATRONO DA COMENDA
O Advogado Doutor Ubiratara Vieira Azambuja, também conhecido como "Professor Bira" ou "Categoria", faleceu na segunda-feira do dia 01/10/2018, aos 65 anos. Ele era um dos mais atuantes na Universidade da Região da Campanha - URCAMP, campus de São Gabriel. Tinha um histórico de mais de 30 anos de docência na área do Direito, formando dezenas de turmas de bacharéis.
Foi Coordenador da Assistência Jurídica, Coordenador do Curso de Direito e atuante direto de defesa de direitos e garantias daqueles que mais necessitavam. Formado em Direito pela antiga FUNBA, em Bagé/RS, mudou-se para São Gabriel e aqui estabeleceu vida profissional, onde tinha implantado seu escritório e depois se dedicou a lecionar no Direito. Deixa dois filhos e uma legião de amigos e admiradores, entre alunos e colegas.
A Reitora Lia Quintana da Universidade decretou luto oficial em toda a instituição e as aulas do Campus de São Gabriel foram canceladas em luto e memória a este grande profissional. Além de toda a carreira e histórico profissional, venceu a luta contra o alcoolismo, dando exemplo de superação para inúmeras pessoas, além disso, era um excelente ouvinte, conselheiro, estava sempre disposto a ajudar quem necessitava e era uma pessoa de fé e muito espiritualizada.
Por todas as razões expostas, é que o nome do Doutor, Professor e Ser Humano Ubiratara Vieira Azambuja é reconhecido nesta comenda criada a fim de homenagear todos aqueles que atuam na defesa e no direito daqueles que mais necessitam em nossa sociedade gabrielense.

CONHEÇA OS AGRACIADOS
(Indicado/Vereador)
• Aléxia Mancio Quevedo Henriques - Luiz Fernando Lopes dos Santos
• Ana Isabel Tonato Ennes - Sildo Jocelito Machado Cabreira
• Ana Paula Torres - Moisés Silveira Marques
• Augusto Solano Lopes Costa - Írio Trindade Rodrigues
• Caio Flávio Aloy de Almeida - Elson Amilton da Silva Teixeira
• Carla Rodrigues Correa - Janaína França de Quadros
• Cleber Renã Langendorf - Carlos Alberto Mac Cord Lanes
• Clobis Licurgo Saccol dos Santos - Antonio Pedro de Brito Bertazzo
• Eduardo Prado Caon - Érick Raniere Silva Moreira
• Hermes Rodrigues Marengo Filho - Vagner Aloy Rodrigues
• Marcelo Bartmann Oliveira - Márllon Mendes Maciel
• Paulo Antônio Silva Oliveira - Claudiomiro Borges da Silveira
• Sergio de Carvalho Gomes - José João da Silva Barcellos
• Tiago Freitas Mesquita - Rodrigo Cardoso Machado
• Wandira da Silva Chaves - Maria Luiza Bicca Bragança Ferreira

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.