Coluna-Ponto-de-Vista-1

Representantes da AGESG e da Prefeitura prestam depoimentos à CPI da água

Na tarde desta terça-feira, 27, os membros da CPI da Água ouviram os representantes da Agência Reguladora dos Serviços Públicos Delegados do município (AGESG) e da Secretaria Municipal de Obras e Urbanismo. Prestaram depoimentos os Ex-Presidentes-Conselheiros da agência do ano de 2018 até a presente data, Luiz Fernando de Oliveira, Renato da Silveira Varella e Rosa Mabel Abascal Rodriguez, respectivamente, e o Engenheiro Fiscal da Secretaria Eduardo Bonet Maciel.




Eduardo é responsável pela fiscalização e monitoramento das obras de correção e reparos viários feitas pela São Gabriel Saneamento, tendo acompanhado a intervenção em 12 ruas. Segundo ele, nestes locais, em sua maioria no Bairro Cidade Nova, os reparos têm ficado de qualidade e de acordo com as normas padrões em corte e nivelamento da rua.
Eduardo também afirmou que já aplicou advertências à empresa, quando é constatada alguma irregularidade, mas que nenhuma delas resultou em multa, porque a empresa sempre atendeu as melhorias solicitadas.
A segunda parte dos depoimentos começou com o Presidente-Conselheiro da AGESG, Luiz Fernando de Oliveira, que esteve à frente da agência em duas oportunidades, 2012 e 2018, seguido por Renato Varella, presidente de 2018 a 2021, e por Rosa Rodriguez, atual presidente.

Os vereadores direcionaram os questionamentos para a ausência de um fiscal designado pela prefeitura para a agência. Esse fiscal seria o responsável por acompanhar o processo de intervenção da empresa nas vias públicas e pela aplicação das multas e advertências. Todos responderam que, após o retorno do antigo fiscal à prefeitura, a mesma não deu mais parecer sobre a indicação de um substituto.
Também foram direcionados questionamentos sobre questões como a cobrança da taxa de esgoto de residências que ainda não possuem o ramal disponível e sobre a elaboração de um planejamento, para atender pessoas de baixa renda, dentre outros.
A comissão fará uma nova reunião hoje, 29, às 9 horas, para apresentação de análise dos depoimentos e decisão dos novos caminhos a serem tomados pela CPI.

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.