Coluna-Ponto-de-Vista-1

Coluna "Aqui e agora" com o Tenente Duarte

Esta coluna visa levar ao público de forma breve e resumida, informações, divulgação de eventos locais, opiniões, comentários sobre os fatos ocorridos que tiveram grande repercussão na mídia em geral, e também um pouco de política e esporte. Não é intenção deste colunista ofender alguém, mas sim, criar mais um instrumento de comunicação e também abrir espaço para uma troca de ideias sobre os temas abordados.
 
Bandeira do Rio Grande do Sul - Relembrando curiosidades
 

Que a nossa Bandeira do Rio Grande do Sul é originária da época da Guerra dos Farrapos, em 1835, não é novidade, mas sem o brasão de armas? Pra muitos acredito que seja .

Sua autoria é controversa, enquanto alguns apontam Bernardo Pires, outros falam em José Mariano de Mattos. Algumas de suas características são de evidente inspiração maçônica, como as duas colunas que ladeiam o losango invertido, observe estas características às encontradas nos  templos maçônicos. 

Foi adotada como símbolo oficial do Estado logo nos primeiros anos da república, sendo promulgada pela Constituição Estadual, em 14 de julho de 1891. No entanto, nenhuma lei posterior foi criada regulamentando seu uso ou descrição.

Durante o Estado Novo (1937 a 1946), Getúlio Vargas suspendeu o uso dos símbolos estaduais e municipais, incluindo bandeiras e brasões. O restabelecimento viria somente em 5 de janeiro de 1966, pela lei nº 5.213.

Significados

Não há um consenso sobre o que representam as cores da bandeira rio-grandense. Uma versão, possivelmente mais próxima da real, diz que a faixa verde significa a mata dos pampas, a vermelha simboliza o ideal revolucionário e a coragem do povo, e a amarela representa as riquezas nacionais do território gaúcho. Algumas fontes, entretanto, alegam que as cores expressariam o auriverde do Brasil separado pelo vermelho da guerra. Outras mencionam que o vermelho seria o ideal republicano.

Lema

Sabe-se que tanto o lema - LiberdadeIgualdade e Humanidade - quanto os símbolos estão diretamente ligados ao Positivismo. Na época, a elite gaúcha militar e política, em sua maioria, era ligada à Religião da Humanidade, como também era conhecido o Positivismo de Auguste Comte.

Hino

O Hino Rio-Grandense que hoje é cantado possui uma história bastante peculiar, Existe o registro de três letras para sua composição, desde os tempos do Decênio Heroico (como também se conhece a Revolução Farroupilha) até agora.

Num espaço de tempo de quase um século, as três letras diferentes foram utilizadas até que uma comissão formada definisse o formato final, foi quando no de ano de 1933 no auge dos preparativos para a Semana do Centenário da Revolução Farroupilha e aproveitando o momento de celebrações, um grupo de intelectuais se reuniu e escolheu a última   versão e que se tornaria a letra definitiva do Hino do Rio Grande do Sul. 

A partir daí, o Instituto Histórico e a Sociedade Rio-Grandense de Educação colaboraram para sua harmonização. A adoção viria em 1934, com a letra igual à escrita pelo autor no século passado, levando ao desuso os demais poemas. 

A lei 5.213 oficializou o Hino Farroupilha, ou Hino Rio-Grandense, em 5 de janeiro de 1966. A letra é de Francisco Pinto da Fontoura, a música de Comendador Maestro Joaquim José Mendanha e a harmonização de Antônio Corte Real.

IPÊ SAÚDE - Assunto polêmico...

Governo do Estado apresenta proposta de reestruturação do Ipê Saúde, proposta que nós segurados já imaginávamos, ou seja, novamente vamos ter aumento da contribuição, ajudaremos mais uma vez, tentar resolver a crise de uma má gestão desta Instituição chamada Ipê Saúde.

Alguma novidade?  Pra mim, nenhuma, sempre acaba o segurado sofrendo com aumento de sua contribuição para tapar o furo ou porque não dizer “rombo” do Ipê.

Essas  proposta vão resolver?  SMJ, Acredito que não, mas espero estar enganado.

Proposta do Governador Eduardo Leite, baseia-se  em :

- Uma Auditoria Interna para detectar problemas e fazer ajustes, também acredito que não vai dar  em nada.

-  Reajuste nas contribuições dos segurados e dependentes;

-  Nova tabela de remuneração dos prestadores de serviço;

-  Negociação dos créditos a receber do Ipê saúde junto ao Estado, Precatórios e outros  ...

Essas propostas devem seguir para Assembleia agora no mês de Maio, para análise, devendo gerar muitos debates ainda.

ESPORTE:

No Esporte local, aproveito para fazer um breve comentário sobre o futebol profissional onde o nosso E.C. São Gabriel no dia 16 (domingo) fez sua estreia jogando contra o Guarany de Bagé, na cidade  de Bagé RS, perdendo pelo placar de 1x0, gol de pênalti.

Próxima rodada, acontecerá dia 23 de Abril  (domingo) em casa, onde enfrentará o Lajeadense, às 16h. É fundamental a presença do público para esse jogo, que marcará a estreia do E.C. São Gabriel, desta vez jogando em casa.

Um até breve a todos amigos sempre com a proteção de Deus.

Comentários, opiniões e sugestões, serão bem vindas, podendo ser enviadas via whats: (55) 99653.1789.

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.