Coluna-Ponto-de-Vista-1

Procissão de São Jorge acontece neste domingo em São Gabriel

Neste domingo, 23 de abril, acontecerá mais uma Procissão de São Jorge Guerreiro, realizada pelo Centro de Umbanda Cabana do Pai Xangô e Oxum e Ilê Asé de Sangó e Osalá, com o retorno do trajeto a pé em 2023. Além da procissão, mais uma vez ocorrerá a campanha de arrecadação de alimentos a partir das 13h na sede do Centro (Barão do Cambaí, 1548, abaixo da Escola Carlota).
O convite foi entregue pela responsável do Centro, Iya Talabi Áurea de Osalá (Mãe Áurea), nesta quarta (19). Durante o dia, ocorrerá a arrecadação de alimentos e à noite, a tradicional procissão pelas ruas da cidade, a partir das 20h. Podem ser doados alimentos não-perecíveis até a hora do evento. O total será doado para famílias carentes.
A procissão ocorre há mais de cinquenta anos em São Gabriel e é evento oficial do município desde 2015. Nos dois últimos anos, devido às medidas de distanciamento geradas pela pandemia, a procissão foi realizada em forma de carreata.

ORIGEM DA CRENÇA
Segundo a história, São Jorge foi um soldado romano que serviu ao imperador Diocleciano, e que virou padre e mártir cristão. Ele teria nascido na Capadócia (Turquia), e quando o imperador ordenou a morte de cristãos, ele se negou por ter se convertido ao catolicismo, sendo torturado até ser morto.
A lenda do cavaleiro contra o dragão - e a imagem que representa o santo oficialmente - surgiu de histórias das Cruzadas, quando após se tornar adulto e participar de batalhas contra os sarracenos, ele partiu para a cidade de Syelen, na Líbia. Lá, um eremita relatou que um dragão estava assolando a região, sendo que para se acalmar, jovens mulheres eram oferecidas para sacrifício.
Só havia restado uma jovem: Sabra, a filha do rei, que seria sacrificada ao dragão ou dada em casamento ao valente que matasse a besta. E foi o que aconteceu, Jorge matou o dragão com sua lança e salva Sabra, se tornando esposo dela.
Na Umbanda, São Jorge é Ogum e tem relação com a lua, onde suas manchas vistas da Terra aparentam ser São Jorge matando o dragão em noite de lua cheia. Pela mitologia iorubá, Ogum é o orixá ferreiro, senhor do ferro, da guerra, da agricultura e da tecnologia, considerado um dos mais poderosos orixás. A cultura é mais constante no Rio Grande do Sul e no Rio de Janeiro, além da Bahia, mas lá é sincretizado com Santo Antônio.
É padroeiro das nações de Portugal e Inglaterra, da cidade de Moscou, o estado e a cidade do Rio de Janeiro (onde inclusive é feriado municipal) e da província da Catalunha, na Espanha. Em São Gabriel, a atividade é realizada todos os anos e é a principal em homenagem ao santo/orixá, sendo também evento oficial do município.

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.