Coluna-Ponto-de-Vista-1

Coluna "Focado nos fatos" com o Tenente Duarte

Esta coluna visa levar ao público de forma breve e resumida, informações, divulgação de eventos locais, opiniões, comentários sobre os fatos ocorridos que tiveram grande repercussão na mídia em geral, e também um pouco de política e esporte. Não é intenção deste colunista ofender alguém, mas sim, criar mais um instrumento de comunicação e também abrir espaço para uma troca de ideias sobre os temas abordados.

Nesta edição, quero abordar três temas extremamente polêmicos, ou seja, sobre o Ipê Saúde, que está sendo bastante discutido com entidades de classe e Câmara dos Deputados;. 

Segundo assunto é com relação ao projeto que faz referência á utilização da Cannabis Sativa (maconha) para fins medicinais e o terceiro assunto, desta vez local, sobre o Estacionamento rotativo..

Primeiro Ponto: IPÊ SAÚDE

O Ipê Saúde, temendo uma debandada dos servidores contribuintes, solicita aos mesmos que aguardem a versão final sobre a reforma, esclarece que a reestruturação do Ipê está passando por analise e tem como foco garantir a sustentabilidade do plano, visando ainda fortalecer a rede de prestadores dos serviços.

Também informa os associados que ao se desligarem do Ipê e posteriormente decidirem por retornar, ficarão sujeitos ao prazo de carência, tendo também uma contribuição de 7,2% sobre o salário além da permanência minima de 24 meses, isso nas Palavras do Presidente do Ipê Saúde, Breno Jatene. Cabe lembrar que o projeto de reestruturação do Ipê ainda não foi aprovado.

Recentemente, no dia 2 de maio, as entidades de classe (ASOF, AOFERGS, ASSTBM e ABANF) entregaram ao Deputado Estadual Tiago Duarte, Presidente da sub comissão de reestruturação do Ipê Saúde, uma proposta atinentes aos Militares Estaduais do RS.

Acredito que ainda vai demorar um pouco para se chegar a um acordo ou entendimento, Vamos aguardar.

Segundo Ponto: com relação ao projeto de promoção e incentivo a pesquisa sobre o desenvolvimento e uso da Cannabis Sativa (maconha), de autoria do ex- Vereador do PT, Leonel Radde.

Vereadores de Porto Alegre, decidiram por manter o veto do executivo sobre o projeto.

Objetivo do projeto que incluía o estimulo à produção e pesquisas sobre a droga, seria direcionadas e utilizadas pelos pacientes que utilizam a maconha para tratar e amenizar sintomas de algumas patologias.

Segundo parecer do executivo, o projeto invade a seara de atividades tipicamente administrativas, ferindo o principio da separação e independência dos poderes (Art 2º CF) e simetricamente  perante ao Art 2º da Lei Orgânica Municipal.

Conforme proposta, o Executivo Municipal teria a responsabilidade pela implementação do projeto, respeitadas suas capacidade estatais.

Resumindo: este projeto teve prejuízo na sua origem, considerando que, sobre análise das competências, ele não poderia ser apresentado por um vereador.

Deixo pra vocês, meus amigos, tirarem suas próprias conclusões.

3º ponto: Em São Gabriel, Estacionamento Rotativo

Como já é de conhecimento, a suspensão temporária dos serviços referente ao estacionamento rotativo, reforço que a empresa alegou impossibilidade financeira de continuar as atividades, o pedido da suspensão pelo prazo de 180 dias, está sob analise da AGESG.

Uns contra, outros à favor, opiniões divergem sobre o assunto. A verdade é que observamos a falta de vagas para estacionamento no entorno da praça central e arredores.

A prefeitura, após esse prazo, poderá abrir um concurso público para agentes de trânsito, desta vez com poderes legais, inclusive para autuações, retomando desta forma a normalidade do serviço.

Como não tem como agradar à Gregos e Troianos, vamos aguardar as novidades sobre o assunto.

No esporte profissional:

O compromisso  do São Gabriel foi em casa, na quarta-feira, 10, onde enfrentou a equipe do Grêmio Bagé, pela 1ª fase do grupo B,  onde venceu por 2 a 1. O próximo compromisso é fora de casa, neste sábado, 13, contra o Pelotas. Fica nossa expectativa e torcida para que o São Gabriel faça um bom jogo e consiga mais uma vitória. 

No esporte amador:

No campeonato Brasileiro do Ginásio São Gabriel, tivemos dois jogos na terça-feira, 9, com os seguintes resultados:

1º) Flamengo  1   x   0   Grêmio      

2º)  Cruzeiro  1    x   1   Palmeiras

Na quarta-feira, 10, mais dois jogos:

3º)  Atlético    3    x  3  São Paulo           

4º)  Fluminense  1 x  1 Inter

Obs: Estes jogos seriam no sábado passado, dia 6 de maio, mas foram adiados, devido as fortes chuvas. ocorridas no final de semana.

Um até breve a todos amigos sempre com a proteção de Deus.
Comentários, opiniões e sugestões, serão bem vindas, podendo ser enviadas via whats: (55) 99653.1789.

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.