Coluna-Ponto-de-Vista-1

DENÚNCIA: Vereadora Malu Bragança afirma que Prefeitura e São Gabriel Saneamento firmaram um acordo para que a taxa de esgoto volte a subir após a eleição

Na Sessão Ordinária do Poder Legislativo desta quinta-feira, 1 de junho, a vereadora Malu Bragança fez uma denúncia na Tribuna da Casa do Povo, a fim de mostrar para a população de São Gabriel um Termo de Acordo firmado entre a Prefeitura e a São Gabriel Saneamento.
Ocorre que, em março, o Prefeito fez um Decreto fixando a taxa de esgoto em 45% do consumo de água. Posterior a isso, a São Gabriel Saneamento ingressou via judicial contra a Prefeitura, dizendo que a taxa não oferece equilíbrio financeiro ao Contraro de Concessão.
No entanto, a Prefeitura e a São Gabriel Saneamento entraram num consenso e firmaram um acordo para que a taxa siga no patamar de 45% até abril do ano que vem, 50% de maio de 2024 a abril de 2025 e, a partir de maio de 2025, volte a ser cobrado 80%.
"A população precisa saber a verdade, que houve um acordo entre a Prefeitura e a empresa concessionária da água, dentro do processo judicial, para que a partir de maio de 2025, ou seja, passada a eleição municipal, a taxa de esgoto volte a ser 80%, sacrificando o povo de São Gabriel, que não tem condições de arcar com um custo absurdo de um serviço que não é entregue com qualidade." - afirmou a vereadora.
Malu considera esse acordo um "presente de grego" para a população. Ela critica a forma como o município e a empresa estabeleceram os reajustes, questionando se a comunidade pode arcar com essas taxas para ter acesso a uma água de qualidade duvidosa. A parlamentar também aponta os problemas de saúde decorrentes da má qualidade da água, citando casos de crianças atendidas com problemas intestinais e estomacais nos serviços de pronto-atendimento.
Em sua fala, a vereadora questiona se as autoridades acreditam "que o povo é bobo ou idiota", reforçando a importância de se levantar uma voz em defesa da população. Segundo Malu Bragança, enquanto houver alguém que se pronuncie, o povo continuará protegido.
 
O QUE DIZEM A SÃO GABRIEL SANEAMENTO E A PREFEITURA?
Em contraponto, a São Gabriel Saneamento emitiu uma declaração, afirmando que não mediu esforços diante das demandas da comunidade e do poder executivo municipal. A empresa ressalta que as negociações foram conduzidas com ética e legalidade, com o objetivo de alcançar a universalização do sistema de saneamento de forma sustentável, levando em consideração o equilíbrio econômico-financeiro do contrato estabelecido com o município.

Já a Prefeitura, por meio da Comunicação Social, informou que irá se pronunciar oficialmente sobre o assunto nesta sexta-feira, 2. A Procuradoria Jurídica está trabalhando intensamente para trazer esclarecimentos sobre essa questão delicada.

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.