Coluna-Ponto-de-Vista-1

Coluna "Focado nos fatos" com o Tenente Duarte

Esta coluna visa levar ao público de forma breve e resumida, informações, divulgação de eventos locais, opiniões, comentários sobre os fatos ocorridos que tiveram grande repercussão na mídia em geral, e também um pouco de política e esporte. Não é intenção deste colunista ofender alguém, mas sim, criar mais um instrumento de comunicação e também abrir espaço para uma troca de ideias sobre os temas abordados.

GOVERNO DO ESTADO DO RS, ASSEMBLEIA LEGISLATIVA:

Hino do RS, acusado de racismo, gera polêmica e disputa na Assembleia.
Vejam os fatos: Deputados estaduais da bancada negra acusam que parte do hino Rio Grandense, possui trecho racista e propõem mudanças. Filho de Onyx Lorenzoni, Deputado Rodrigo Lorenzoni, com apoio de outros Deputados discordam e tentam dificultar a mudança.
A trecho do hino em questão diz: “Povo que não tem virtude / Acaba por ser escravo“.  
Nesta segunda-feira (3), a bancada negra da Assembleia Legislativa do RS se reúniu para discutir trechos do hino em audiência pública. Para eles, os versos têm conotação racista, porque não foi a falta de virtude que fez os negros serem escravizados.
Já os defensores do hino pretendem votar uma proposta de emenda à Constituição (PEC) estadual para dificultar mudanças no hino, no brasão e na bandeira do estado. A proposta é do deputado Rodrigo Lorenzoni (PL-RS), filho do ex-ministro Onyx Lorenzoni (PL-RS).
Na semana passada, a PEC de Lorenzoni foi fundida a outra, do deputado estadual Luiz Marenco (PDT-RS), que prevê que os símbolos estaduais não devem ser modificados.
O Deputado Luis Marenco (PDT), já roeu a corda e se uniu ao psolista radical, fazendo manobras contra a emenda que protege a letra do hino Rio Grandênse.
Ao ver matéria do nosso amigo Gabrielense Escritor Beraldo, ele esclarece que a palavra Escravidão, não tem nada a ver com a raça, cor negra, sua etimologia vem do Eslavo que significa o Branco de olhos Azuis. Esta palavra escravidão pode ter vários significados, ou seja, Escravidão conjugal, de drogas, Social, Mental, Religiosa, Politica e Esportiva.
A bancada negra ressalta que a revisão da letra é uma demanda histórica.
Vamos aguardar pra ver como fica ...

IPÊ SAÚDE:

NOTA ASSTBM: Sem reposição da inflação, sem promoções, aumento da previdência, aumento do desconto do IPE Saúde e agora o fantasma do atraso de salários rondando novamente.
O alardeado crescimento e melhora dos índices econômicos do estado não se sustentam perante os números da economia. Em fim, governar não era apenas ajustar fluxo de caixa.
Veja como ficou e que votou á favor do Governo e contra o Funcionalismo.
Votaram a favor do projeto do Governo: SIM (36) 
Airton Artus (PDT) , Airton Lima (Podemos), Aloísio Classmann (União Brasil), Capitão Martim (Republicanos), Carlos Búrigo (MDB), Cláudio Tatsch (PL), Delegada Nadine (PSDB), Delegado Zucco (Republicanos), Dirceu Franciscon (União Brasil), Dr. Thiago Duarte (União Brasil), Eduardo Loureiro (PDT) , Edivilson Brum (MDB) Eliane Bayer (Republicanos), Elizandro Sabino (PTB), Elton Weber (PSB) , Felipe Camozzato (Novo), Frederico Antunes (PP) , Gaúcho da Geral (PSD) , Gerson Burmann (PDT), Guilherme Pasin (PP), Joel Wilhelm (PP) , Kaká D’ávila (PSDB), Kelly Moraes (PL), Luciano Silveira (MDB), Luiz Marenco (PDT), Marcus Vinícius (PP), Neri, o Carteiro (PSDB), Paparico Bacchi (PL) , Patrícia Alba (MDB), Pedro Pereira (PSDB) , Prof. Bonatto (PSDB), Prof. Cláudio Branchieri (Podemos), Prof. Issur Koch (PP), Rafael Braga (MDB), Sergio Peres (Republicanos), Silvana Covatti (PP).
Se você meu amigo, votou em algum desses, esta aí a oportunidade de rever seu voto na próxima eleição, é o que nos resta!!!

NO ESPORTE PROFISSIONAL LOCAL:
O EC São Gabriel que disputa o Gauchão, divisão de acesso, Serie A, no último compromisso dia 25 de Junho (em casa) contra a equipe do FC Santa Cruz, acabou sofrendo outra derrota pelo placar de 2x1, caiu agora pra 7º lugar na classificação, mantendo os 13 pontos.
Mas nem tudo está perdido, mesmo nesta colocação, se vencer o Lajeadense na próxima rodada, dependendo dos outros resultados, ainda tem chance de classificação.
Próximo jogo previsto para domingo dia 09 de Julho, fora de casa contra a equipe do Lajeadense, que atualmente é o 2º colocado, jogo marcado para ás 15h30.
Fica afastado o risco de rebaixamento, tendo em vista que cai um de cada chave, neste grupo do São Gabriel, será rebaixada a equipe do Guarani-VA que conseguiu somar somente 6 pontos durante o campeonato.
Esta é a classificação atual:
1º- EC-Santa Cruz = 26 2º- Lajeadense = 18
3º - Guarani de Bagé = 18 4º- Pelotas = 16
5º- Bagé = 16 6º- Inter SM = 14
7º- São Gabriel = 13 8º - Guarani VA = 6
Vamos continuar acreditando na classificação do EC São Gabriel.

No Esporte amador:
No campeonato Brasileiro do Ginásio São Gabriel, no último sábado dia 1º de Julho, pela semifinal, os vencedores foram:
Grupo A: Grêmio e Palmeiras e pelo Grupo B: Fluminense e Inter.
Próximo sábado, dia 08 Julho, com inicio ás 13h00, teremos a final do campeonato, com os seguintes jogos:
Grupo A= Decisão do 3º lugar: Cruzeiro x Flamengo
Grupo B= Decisão da Copinha: Fluminense x Inter
Grupo A= Grande final: Grêmio x Palmeiras

Um até breve aos amigos sempre com a proteção de Deus.

Comentários, opiniões e sugestões, serão bem vindas, podendo ser enviadas via WhatsApp (55) 99653.1789.

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.