Coluna-Ponto-de-Vista-2

RodaCine levará cinema gratuito a Rosário do Sul e Santana do Livramento

Após movimentar-se na Capital Gaúcha, na Região Sul e no Litoral com intensa programação na temporada de verão, o RodaCine chega no início de maio à Fronteira. A primeira parada será em Rosário do Sul , no sábado, dia 3. No domingo, 4, o projeto estará em Santana do Livramento.
Um dos mais tradicionais projetos de cinema itinerante do Brasil, o RodaCine estreou em 30 de janeiro em Jaguarão, tendo visitado também São Lourenço do Sul, Pelotas, Rio Grande, Mostardas, Tramandaí e Rio Pardo. Em março, o projeto teve uma exibição especial em Porto Alegre, em comemoração aos 10 anos da Cinemateca Capitólio. Em cada uma das cidades, os moradores puderam acompanhar palestras e workshops vinculados ao audiovisual, e também sessões de cinema ao ar livre com exibição de filmes de curta e longa-metragem gaúchos, em diversas sessões com apresentações musicais. Todas as atividades são gratuitas.
“A retomada do projeto RodaCine, pela Fundação Cinema RS, é um marco importante para a difusão de produções audiovisuais gaúchas em regiões distintas do Estado, valorizando nossa criatividade, possibilitando o fortalecimento da formação de público e também de convivência do cinema itinerante, muitas vezes ao céu aberto, com manifestações da cultura popular, aproximando o ritual do cinema às pessoas e à vida em comunidade. direito à cultura e o acesso aos filmes é um encontro necessário que encanta e mobiliza”, d estaca a coordenadora do projeto, Paola Mallmann.
Ao longo de 2025, o RodaCine percorrerá 20 municípios do interior do Estado do RS exibindo exclusivamente obras audiovisuais gaúchas, como uma forma de valorizar e promover a indústria do audiovisual local, oferecendo a milhares de gaúchos e gaúchas uma experiência singular de estar no cinema e poder usufruir de uma obra audiovisual.
Cidades que tenham interesse em receber o projeto podem enviar um e-mail para rodacine.fundacine@gmail.com
Uma realização da FUNDACINE RS, o RodaCine é financiado com recursos da Lei Complementar nº 195/2022, da Lei Paulo Gustavo e apoio da Netflix Brasil.

Confira a programação completa:

ROSÁRIO DO SUL - 3 de maio (sábado)
ATIVIDADES FORMATIVAS - Teatro Municipal João Pessoa
14h-17h30: Oficina de Direção de Cinema e Cineclubismo com Luiz Alberto Cassol
17h45: Palestra “Caminhos e Oportunidades para o audiovisual e seu impacto no desenvolvimento social e econômico" com o produtor de cinema Beto Rodrigues
EXIBIÇÕES - Local: Rua Amaro Souto, Praça Borges de Medeiros, em frente ao Teatro João Pessoa.
18h30: Abertura e exibição dos filmes
Esclerosada Não é a vó (22min), Luiz Alberto Cassol, com a presença do diretor
Kaijin, dirigido, (26min) por Felipe Barros
Além de Nós (1h43min) direção de Rogério Rodrigues

SANTANA DO LIVRAMENTO - 4 de maio (domingo)
ATIVIDADES FORMATIVAS - SALA CULTURAL
14h-17h30: Oficina de Direção de Cinema e Cineclubismo com Luiz Alberto Cassol.
17h30: “Caminhos e Oportunidades para o audiovisual e seu impacto no desenvolvimento social e econômico" com o produtor de cinema Beto Rodrigues
EXIBIÇÕES - Local: Praça Internacional
18h: Abertura com banda Tu Pá
18h30min: Exibição dos filmes
“Casa Vazia” (85min) dirigido por Giovanni Borba, sessão apresentada pelo diretor
“Portunol” (70min) dirigido por Thaís Fernandes

Sobre o Rodacine
O projeto cultural RodaCine foi uma das iniciativas de maior sucesso dentro do cenário audiovisual brasileiro não que diz respeito à difusão e circulação dos produtos cinematográficos, à descentralização da exibição e à democratização do acesso ao cinema nacional. Ao longo de 14 anos foram executadas mais de 1,2 mil sessões de exibição gratuitas em todo o território gaúcho, levando o cinema a mais de 420 mil pessoas que careciam de salas de projeção em suas cidades. Está sendo retomado em 2025, também como um marco dos 25 anos da FUNDACINE. Siga @fundaciners.

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.