Coluna-Ponto-de-Vista-2

Feira dos Produtos da Terra dos Marechais destaca potencial empreendedor e cultural de São Gabriel

Com a participação de 65 expositores, a 14ª Feira dos Produtos da Terra dos Marechais e a 5ª Feira do Empreendedor Gabrielense movimentaram São Gabriel durante esse domingo, em um evento que uniu empreendedorismo, cultura e integração comunitária. Realizadas no Campus III da URCAMP, as feiras apresentaram uma ampla exposição de produtos artesanais e industriais, evidenciando a diversidade e a qualidade da produção local.
 



Idealizadas com o propósito de valorizar a produção e a comercialização de produtos gabrielenses, as feiras se consolidaram como importantes ferramentas de fomento à economia municipal, abrindo espaço para empreendimentos dos setores do comércio, gastronomia, agroindústria, artesanato e serviços.
 
A abertura oficial contou com a presença do prefeito Lucas Menezes, da vice-prefeita Sandra Weber, de secretários municipais e de representantes da Associação dos Expositores de São Gabriel (AESG) e demais organizadores.
A programação cultural reforçou o vínculo da comunidade com as tradições gaúchas. O público acompanhou apresentações da invernada artística dente de leite e mirim do CTG Tarumã, além da chula do CTG Caiboaté, com os peões Emerson Abadia (juvenil) e Guilherme Medeiros (mirim). O encerramento teve como atração o show do cantor Daniel Gonzales, que animou os visitantes.
 
O prefeito Lucas Menezes destacou a relevância do evento para o desenvolvimento local e elogiou o empenho dos organizadores e participantes. Ele destacou o reconhecimento de São Gabriel em um levantamento nacional que aponta o município entre os oito principais destinos turísticos com potencial para 2026, ressaltando o aumento da procura por hospedagem no período de veraneio.
Menezes ainda anunciou o empenho da Prefeitura, com apoio dos municípios que integram Consórcio de Desenvolvimento do Pampa Gaúcho (Codepampa), para obter a certificação junto ao Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (SISBI). O selo permitirá que produtos de origem animal de São Gabriel possam ser comercializados em todo o território nacional, ampliando as oportunidades de mercado para os produtores locais.
A realização do evento é da Prefeitura de São Gabriel, por meio das Secretarias de Planejamento, Gestão e Desenvolvimento Econômico e de Agricultura e Desenvolvimento Rural, em parceria com a Associação dos Expositores de São Gabriel (AESG) e com o apoio da URCAMP, Associação Comercial e Industrial (ACI), CDL, New Life e Emater/RS–ASCAR. Consolidada no calendário local, a Feira dos Produtos da Terra dos Marechais reafirma-se como um dos principais eventos de estímulo à economia e à valorização da identidade cultural gabrielense.

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.