Coluna-Ponto-de-Vista-1

Aberta oficialmente a colheita do arroz no Estado

Considerado o maior encontro da América Latina do setor orizícola, a Abertura Oficial da Colheita do Arroz está em sua 20ª edição e acontece desde quinta-feira (25), no Parque do Sindicato Rural de Camaquã. Neste sábado (27), a solenidade oficial de abertura da mostra teve início às 11h, com o secretário da Agricultura, João Carlos Machado, acompanhado pelo presidente do Irga, Maurício Fischer, e pelo presidente da Federarroz, Renato Rocha, dirigindo uma das máquinas, em ato simbólico de ceifa do arroz.
A governadora do Estado, Yeda Crusius, impossibilitada de comparecer por motivo de agenda, enviou mensagem, na qual salientou a relevância do evento. "Encontros como este são de extrema importância, pois não se trata apenas de simbolizar o começo da colheita do arroz no nosso Rio Grande, mas, também, porque estamos diante de um evento onde há troca de conhecimentos e pode-se conhecer as novidades para o setor." 
O secretário da Agricultura, João Carlos Machado, afimrou, em seu discurso: "Este é um grande evento para o segmento do arroz. Uma mostra que prima por buscar a sustentabilidade do setor e que trouxe debates importantes para toda a cadeia. Quero agradecer e cumprimentar aos promotores pelo evento que tanto sucesso traz à lavoura do arroz e dizer que este Governo está ao lado do produtor, seja ele pequeno ou grande". Também citou a liberação de R$ 9 milhões para o Irga, a serem aplicados na nova sede e na estação experimental, entre outros.
A 20ª Abertura da Colheita do Arroz reúne produtores de todo o Brasil. Segundo Renato Rocha, o público da feira é formado também por pesquisadores e agentes de negócios de outros países, "interessados em conhecer os segredos que levaram a lavoura gaúcha a uma produtividade média superior a 7 mil quilos por hectare e a picos de até 12 mil quilos por hectare em áreas específicas".
Um dos destaques da 20ª Abertura Oficial da Colheita do Arroz são as Vitrines Tecnológicas apresentadas por 12 entidades, entre elas, instituições de pesquisa e empresas privadas ligadas ao setor arrozeiro. Promovida pela Federarroz em conjunto com a Associação de Arrozeiros de Camaquã, e contando com o apoio da Secretaria da Agricultura, Pecuária, Pesca e Agronegócio, por meio do Irga, a 20ª Colheita conta com as presenças de deputados federais, estaduais e representantes de agremiações ligadas ao setor, entre outras autoridades.

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.