Coluna-Ponto-de-Vista-2

Educação desenvolve Projeto de Aceleração de Aprendizagem nas Escolas Municipais

Reuniões definiu diversas ações
A Administração Municipal vem desenvolvendo diversas ações para proporcionar a alfabetização de crianças e adultos. Além das já anunciadas, como o Brasil Alfabetizado, a Secretaria Municipal de Educação desenvolve o Programa de Aceleração da Aprendizagem (PAA), desenvolvido em parceria com o Instituto Alfa e Beto, de Brasília. O PAA está sendo desenvolvido em duas fases, atendendo ao total de 375 alunos.
Segundo a Coordenadora Municipal da ação, Giselda Marisa, o projeto consiste em alfabetizar e ajudar os alunos que estão defasados no tempo de ensino a superarem as dificuldades de aprendizagem, saltando etapas e compensando o tempo perdido. “O trabalho que estamos desenvolvendo, com o total apoio da Administração Municipal, quer assegurar a todos o direito a educação, fazendo com que os alunos aprendam conhecimentos e compensar o tempo perdido por não terem tido a chance adequada de estudar, retornando ou entrando numa trajetória escolar de sucesso”, salientou.


A Coordenação realiza reuniões quinzenais para a elaboração dos planejamentos e avaliação das atividades desenvolvidas. No 2º dia útil de cada mês, os professores enviam os relatórios de frequência e ritmo das turmas, que são repassadas para o Instituto. O Programa é desenvolvido em duas fases: PAA 1, para alfabetização e PAA 2, para correção de fluxo escolar mediante aceleração dos alunos.
As escolas que participam são as seguintes: no PAA 1, Escola Menino Jesus – CAIC, Telmo Menezes, Homero Prates, Assis Brasil, Carolina Berny, Ginásio São Gabriel, Presidente João Goulart, D. Pedro II (nove turmas com o total de 196 alunos); no PAA 2, Escolas Menino Jesus – CAIC, Presidente Kennedy, D. Pedro II, Marechal Deodoro, Evaristo Macedo Casado, Presidente João Goulart e Profª Brandina Mello (oito turmas, com o total de 179 alunos).

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.