Prefeitura e Judiciário inauguram sala para alfabetização de apenados
![]() |
Momento da inauguração da sala de aula |
Na manhã desta sexta-feira (16), a união de esforços em prol do resgate da dignidade dos detentos do sistema carcerário local, teve a Administração Municipal como principal parceira. Foi concretizada a entrega de uma sala para alfabetização dos apenados do Presídio Estadual de São Gabriel, pelo Prefeito Rossano Gonçalves em parceria com o Judiciário, na pessoa do Juiz de Direito, José Pedro de Oliveira Eckert.
No local, serão ministrados os programas Brasil Alfabetizado e a Educação de Jovens e Adultos (EJA). A Prefeitura cedeu uma professora para as atividades. O Prefeito Rossano visitou juntamente com as autoridades as instalações do Presídio que serão adequadas para receber uma biblioteca e também ações de humanização do convívio dos presos com familiares. A Secretária de Educação, Denise Notajárgamos, saudou a iniciativa que redundou nesta parceria entre o Executivo e o Judiciário, em prol da educação básica dos detentos.
![]() |
Solenidade contou com a presença de diversas autoridades |
O Juiz Eckert enalteceu a determinação de Rossano em cumprir as metas de Governo, principalmente a educação. “São Gabriel é feliz de ter um administrador que honra os compromissos com sua população como o Rossano, principalmente com o trabalho em prol da educação. Para recomeçar, é preciso educação e trabalho, e o Prefeito tem sido um grande parceiro desta ideia, que não há de se extinguir”, frisando os princípios do educador Darcy Ribeiro, um dos grandes batalhadores da educação brasileira.
Rossano agradeceu a confiança na parceria, lembrando as anteriores, efetivadas por meio da extensão do Protocolo de Ação Conjunta (PAC), recentemente. “É a nossa missão social, colaborando para que, quem aqui está, quando sair, possa ser um novo cidadão, mais digno e humano. Queremos ampliar estas parcerias com o Judiciário para trazermos este resgate para aqueles que querem uma nova oportunidade, tratando a todos de forma igual e justa, viabilizando o acesso total a Educação”, concluiu.
Após, foi aberta oficialmente a sala de aula que aplicará os programas de educação e alfabetização aos detentos. A solenidade ainda teve a participação de autoridades do Judiciário como o presidente da Associação dos Juízes do Rio Grande do Sul (AJURIS), João Ricardo dos Santos e da Presidente da Vara Federal do Trabalho, Márcia Barrilli. A parceria ainda tem a participação da Superintendência dos Serviços Penitenciários do RS (SUSEPE). Estiveram também presentes as Promotora de Justiça Ivana Battaglin, o Defensor Público Francisco de Paula Marques, o Presidente da Seccional gabrielense da OAB, Solano Lopes Costa, e os Secretários Municipais Artur Goularte (Planejamento e Projetos), Benedito Franco (Obras) e o Procurador Jurídico Everson Dornelles.
Disk-notícia:(55)9 9664.2581