Coluna-Ponto-de-Vista-1

Urcamp divulga vestibular de verão


Processo Seletivo acontece dia 16 de janeiro

A Universidade da Região da Campanha promove, às 8h do dia 16 de janeiro, mais um processo seletivo de verão. Com duração máxima de três horas, uma prova de redação será aplicada aos candidatos na própria instituição.

“É importante ressaltar que os inscritos deverão comparecer na universidade no máximo meia hora de antecedência. Além disso, para prestar o vestibular é necessário apresentar a carteira de identidade e o comprovante de pagamento”, enfatizou a integrante da Comissão Gestora Acadêmica Marlisa Alagia de Oliveira Fico. 
Conforme a Presidente da Comissão, professora Ana Maria Vieira dos Santos, a nova administração está realizando uma ampla divulgação em toda região, principalmente nos oito campi onde a Urcamp está instalada para manter ou até mesmo superar os números de inscritos no ano passado. “A organização operacional do vestibular está concluída com estrutura pronta para receber os candidatos garantindo a fácil acessibilidade os futuros ingressantes que necessitarem”, acrescentou. A professora ainda afirmou que os responsáveis pela elaboração e correção das provas são todos professores da área de letras.

 Bolsas oferecidas pela instituição

Uma das diversas bolsas disponibilizadas pela Urcamp é o Programa de Financiamento Estudantil – FIES que visa facilitar a contratação do empréstimo. “Para ter direito a este programa que financia de 50% a 100% do valor total do curso, basta estar matriculado na instituição. Também é importante que o aluno tenha um avalista”, explicou a responsável pelo FIES, Dalvacir Waiss.

Este financiamento que é feito através da Caixa Econômica Federal, conta com uma novidade neste ano: só os alunos de fizeram o Exame Nacional do Ensino Médio – Enem - poderão pedir financiamento para o Ensino Superior. 

“O período de carência passou de seis meses para um ano e meio após a formatura e o prazo de quitação da dívida foi ampliado para três vezes o período financiado do curso, acrescido de doze meses com parcelas fixas”, afirmou.

Os cursos que podem ser financiados são Agronomia, Ciências Biológicas, Ciências Sociais, Comunicação Social, Direito, Artes Plásticas, Enfermagem, Letras, Nutrição, Pedagogia, Psicologia, Administração, Educação Física, Arquitetura e Urbanismo e Sistemas de Informação.

Desde o ano passado a taxa de juro de 6,5% ao ano baixou para 3,4%. “O estudante também poderá solicitar o financiamento em qualquer período do ano”, adicionou Dalvacir. As inscrições para o FIES podem feitas através do site http://sisfiesportal.mec.gov.br.

Já o Programa Universidade para Todos- ProUni, criado pelo Governo Federal, concede bolsas de estudo integrais em cursos de graduação na Urcamp. “Para pleitear esta bolsa, o candidato deve ter feito o Exame Nacional do Ensino Médio – ENEM. Tendo uma nota satisfatória pode se inscrever no ProUni e acompanhar pelo site as chamadas do MEC. Se for pré-classificado, passa por uma entrevista onde apresenta todas as documentações necessárias. Se estes requisitos forem confirmados, é marcada uma data para esta pessoa fazer a matrícula na instituição”, esclareceu Tatiane Vieira, responsável pelas Bolsas e Auxílios.  

Este programa é direcionado aqueles que possuem renda familiar de até um salário mínimo e meio por pessoa e ter cursado todo o ensino médio em escola pública ou em escola particular na condição de bolsista integral.

As inscrições do vestibular da Urcamp podem ser feitas até o dia 12 de janeiro pelo site www.urcamp.tche.br e tem o custo de R$50,00. 

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.