Coluna-Ponto-de-Vista-1

Espaço do leitor

Bom senso é fundamental
Mais uma campanha de vacinação em nossa cidade e analisando os dois dias de longas filas, principalmente na secretaria de saúde do município, três faltas estiveram presentes: falta de bom senso, falta de organização e falta de doses de vacinas.
Tudo bem, como diz o lema: SUS é para todos. Mas sabemos que os recursos dirigidos aos municípios não suprem a demanda de consultas, exames, medicamentos, etc... Bom senso neste momento é fundamental. A miséria e a pobreza rondam os municípios de todo o Brasil, e aqui em nossa cidade não é diferente. Analisando as filas, nelas estavam pessoas de alto poder econômico, as quais chegaram em seus carrões. Minha gente, é seu direito usar o SUS, você paga o seu imposto, mas tem pessoas que precisam muito mais das doses de vacina contra a gripe. Pessoas que não tem dinheiro para comer, imagina para comprar a sua medicação visto que, a falta de medicamento gratuito em nosso município é constante.

Faltou organização na distribuição das vacinas. A prioridade deveria ser, de acordo com estudos, as pessoas que trabalham ou permanecem muito tempo em ambientes fechados. Em primeiro lugar as crianças das escolas que justo elas não tem o seu sistema imunológico completamente formado. Também os profissionais de bancos, mercados, correios que recebem na sua frente várias pessoas que as vezes estão portando algum tipo de vírus da gripe.
E ainda faltaram doses de vacinas. Na segunda-feira à tarde, era triste ver as pessoas tomado chuva, na esperança de conseguir uma dose da vacina. Pura loteria. O que vale para um, vale para todos. Mas não nesse caso.
Bom senso e organização. Palavras que faltam aos representantes do povo, seja na esfera municipal, estadual e federal. Sem levar contra ou a favor de prefeito, governador ou presidente.
Um velho ditado que tenho como norte na minha vida: “Organização economiza tempo e dinheiro”.
E que a gripe fique apenas no porco.
Abraço a todos.
Gustavo Jobim Ribeiro
Farmacêutico

5 comentários:

  1. Falou simplesmente a pura verdade! Vi pesoas em seus carrões vindo do centro e furando a fila, passando na frente de pessoas que realmente necessitam da vacina!

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pelo excelente texto publicado, realmente faltou organização por parte da secretaria de saúde do municipío. Uma vergonha para a nossa comunidade ter que enfrentar chuva para receber uma dose de vacina, fato lamentavel este, mas que ja esta se tornando costumeiro na nossa cidade.

    ResponderExcluir
  3. aqui em são gabriel é assim... quem tem mais dinheiro são os mais "maos fechadas", vivem só de aparência... mas quando tem que botar a mão no bolso fogem da raia...

    ResponderExcluir
  4. concordo com o texto, porém questiono pessoas com condições estão imune da gripe? como elas vão c vacinar c não existe a vacina para comprar.

    ResponderExcluir
  5. Respondendo ao comentário que não existem vacinas para vender, na nossa cidade tem duas drogarias que vendem a vacina. Para não favorecer ou prejudicar, não falarei o nome delas.

    ResponderExcluir

Tecnologia do Blogger.