Coluna-Ponto-de-Vista-1

Eleições 2012: “O PMDB de São Gabriel não vai virar as costas para a população”, enfatiza Tita



O nosso entrevistado desta quinta-feira é a Valdemir de Andrade Jobim, liderança que desde a infância é conhecido como Tita Jobim.
Tita é comerciário, radialista e advogado. Jobim é atuante no direito do trabalho, onde já participou do Fórum de debates em estudos jurídicos e do Seminário Direito dos trabalhadores na nova Constituição.
É filiado ao PMDB desde 1976 e é o atual Presidente reeleito da Executiva Municipal; Coordenador Regional do PMDB Sindical da Fronteira Oeste e Campanha; ex-integrante da direção estadual da Força Sindical já foi Conselheiro Municipal de Saúde (CMS) por mais de 15 anos, onde ocupou as funções de secretário geral e presidente; titular dos Departamentos Jurídicos dos Sindicatos dos Comerciários e radialistas; locutor licenciado da Rádio Batovi e Rádio Querência FM (Band FM).
Tita também foi coordenador da Secretaria Municipal da Saúde, tesoureiro e secretário da Sociedade Esportiva e Recreativa São Gabriel; tesoureiro e ex-secretário da Escola de Samba Vai Mesmo; fundador e ex-presidente da União Sindical dos Trabalhadores Gabrielenses; primeiro secretário eleito do Conselho Regional de Desenvolvimento da Fronteira Oeste (COREDE); foi Juiz Classista representante dos empregados na JCJ de Rosário do Sul; vice-presidente do Diretório Central de Estudantes da Urcamp de São Gabriel; presidente do Diretório Acadêmico de Direito da Urcamp de São Gabriel; vice-presidente sul da Executiva Nacional do PMDB Sindical; candidato a vereador pelo PMDB em 1988 e 2008; candidato a prefeito pelo PMDB em 2004 e candidato a Deputado Federal pelo PMDB em 2006.
Confira a entrevista de Tita ao Coluna Ponto de Vista.

Tido em 2004, como a terceira força e em 2008 não conseguindo eleger um vereador, qual seria a situação atual do PMDB?
A exemplo de outros partidos que são considerados grandes, o PMDB está sem representatividade na Câmara Municipal, principalmente pelo fato de não integrar nenhum dos últimos governos municipais e, também, em decorrência de que a coligação efetuada em 2008 não foi homologada pela Justiça Eleitoral, esse fato fez com que – mesmo atingindo a votação necessária – o nosso partido tenha ficado fora dos eleitos.
Assim, distante do poder, no caso, a Câmara de Vereadores ou cargos no executivo, resta ao partido manter-se firme na sua trajetória, equilibrado em suas decisões e respeitando sempre a posição dos integrantes e filiados que são representados pelo Diretório Municipal.
Em que pese todas essas dificuldades, o PMDB gabrielense permanece unido e coeso, não tivemos defecção em nosso quadro de filiados, realizamos uma bela convenção municipal no domingo dia 25 de setembro onde foi eleita chapa única para o Diretório, portanto, é uma demonstração de que a situação de nosso partido é de evolução, pois temos a convicção de que a próxima eleição nos reserva grandes surpresas e desafios. Estamos prontos e preparados.

Existiria a possibilidade do partido ter candidatura própria, buscar um vice ou irá apenas coligar com outros partidos?
Nosso partido estuda todas as possibilidades, somos o maior Partido do Brasil, temos a consciência de que somos responsáveis pela governabilidade do País e, naturalmente, por não termos área de atrito, podemos manter diálogo com todos os demais partidos de nossa cidade.
Evidentemente que temos nomes para concorrer em chapa majoritária, mas estamos em franca conversação visando uma composição partidária capaz de vencer a eleição do próximo ano e oferecer ao povo gabrielense uma administração audaciosa e responsável. Mas, se for o desejo do Partido, certamente apresentaremos candidatura própria a Prefeitura.

Em relação a coligações, o partido já tem algo definido? Quais seriam as siglas que o PMDB se coligaria e quais não coligaria?
Temos um diretório recentemente eleito, logicamente não temos condição de apresentar definição sobre coligações nesse momento. Numa primeira conversa com o nosso Diretório colhemos uma posição de diálogo com todas as siglas de nossa cidade. Como já destacado anteriormente, por sermos um Partido com responsabilidade nacional, não temos rejeição de coligação com nenhum Partido de nosso município, pois entendemos que acima dos interesses pessoais e partidários, está o povo; a necessidade da população vem em primeiro plano. Portanto, o PMDB de São Gabriel não vai virar as costas para a população, temos consciência de nosso papel e da grandiosidade do nosso Partido.

Falando em nominata, o partido prepara novas adesões? E em relação a candidatos, o partido já teria alguns nomes definidos?
Estamos fazendo um trabalho de filiação que vem de muito tempo, recentemente recebemos a filiação dos companheiros João Fabiano da Costa Brito e José Mendes Lucca, ambos atuantes numa entidade estadual e que, com certeza, engrandecem o nosso Partido. Por ocasião da realização de nossa Convenção no domingo passado, tivemos a oportunidade de abonarmos as fichas de mais 30 filiados. Portanto, o PMDB está em franco crescimento e, com certeza, apresentará uma bela nominata de candidatos a vereador; o que ocorre é que não estamos fazendo alarde de nossas ações, preferimos mais ação. Mas, tenham a certeza, o PMDB elegerá vereadores na próxima eleição.

Sua mensagem final ao leitor do Coluna Ponto de Vista
Parabenizamos a Coluna Ponto de Vista pelo trabalho.
Entendemos que é esse o papel da mídia, divulgar as ações e sempre que possível ouvir os representantes políticos, é necessário que a juventude entenda que todas as decisões tomadas e que nos atingem direta ou indiretamente, emanam da política. Então, precisamos ouvir, questionar, provocar, conhecer, para melhor decidir na hora do voto.

2 comentários:

  1. a turma do psdb vai se juntar com o tita e ganhar a eleicao

    ResponderExcluir
  2. Tita é um cara inteligente, daria um otimo administrador, mas o povo infelismente preferem politicos populistas e não abrem espaço para pessoas novas. Mudar é preciso, quem sabe o Tita não seja a bola da vez.

    ResponderExcluir

Tecnologia do Blogger.