Coluna-Ponto-de-Vista-1

Miscelânea Digital

Airton Bittencourt
Colunista do blog

2 de Dezembro dia nacional do samba
Você sabia que o dia 2 de dezembro é o Dia Nacional do Samba?
Mas por que justo no dia 2 de dezembro? O motivo é curioso: Ary Barroso (foto), um dos maiores compositores brasileiros de todos os tempos compôs o samba Na Baixa do Sapateiro, que tinha uma letra que exaltava a Bahia, sem nunca ter visitado nenhuma cidade baiana.
Mas na primeira vez que ele pisou em Salvador, num dia 2 de dezembro, o vereador baiano Luís Monteiro da Costa aprovou uma lei que declarava que aquele dia seria o Dia Nacional do Samba, numa forma de homenagear o compositor. A partir desse acontecimento a data tornou-se um dia para se comemorar toda a riqueza do samba, um dos principais patrimônios culturais brasileiros.
Atualmente somente duas cidades costumam comemorar o Dia do Samba: Salvador e Rio de Janeiro. Em Salvador sempre tem grandes shows lá no Pelourinho, com artistas e cantores famosos e com os sambistas locais. Alguns como Nelson Rufino, Walter Queiroz, recebendo convidados como Paulinho da Viola, Elza Soares, Dona Ivone Lara. No Rio de Janeiro a festa fica por conta do animadíssimo Pagode do Trem. No Dia do Samba o pessoal se reúne lá na Central do Brasil, lota um trem inteirinho e vai tocando e cantando até o bairro de Oswaldo Cruz, onde lá formam-se várias rodas de Samba. Os vagões vão sempre lotados e em cada vagão vai um grupo que agita as rodas de Samba do Rio de Janeiro, incluindo grupos com sambistas famosos e locais. Alguns vagões levam os repórteres e outros da mídia que aparecem por lá para registrarem o fato. A Beth Carvalho costuma aparecer por lá para dar aquela força. 

Biografia de Ary Barroso
Ary Evangelista Barroso nasceu em sete de novembro de 1903 na cidade de Ubá em minas gerais. Órfão de pai e mãe foi criado pela avó Gabriela Augusta de Rezende e pela tia Rita Margarida de Rezende, professora de piano.
Apesar da vontade da tia e da avó de que fosse padre, Ary começou a trabalhar como pianista auxiliar no Cine Ideal em 1915, aos 12 anos.
Em 1918, com quinze anos compôs o cateretê “De longe” e a marcha “Ubaenses Gloriosos”.
Em 1920 mudou-se para o Rio de Janeiro, onde no ano seguinte matriculou-se na Faculdade de Direito. Não conseguindo acompanhar o curso, acabou reprovado, Ary começa a fazer fundo musical para filmes mudo no Cine Íris em 1921.
Em 1923 passou a tocar na orquestra do maestro Sebastião Cirino.
Em São Paulo, foi contratado pela orquestra do maestro Spina, para uma temporada em Santos e Poços de Caldas no ano de 1928. A partir daí Ary Barroso decide se dedicar à composição, compondo “Amor de Mulato”, “Cachorro Quente”, “Oh! Nina”, em parceria com Lamartine Babo.
Em 1929 sua música “Vai deixar de intimidade” é gravada por Mário Reis e se transforma em seu primeiro sucesso.
Casa-se em 1930 com Ivone Belfort de Arantes, após receber o dinheiro do prêmio que ganhou no primeiro lugar no concurso da Casa Editor com a marcha “Dá nela”.
Escreveu em 1931 a música “A grota funda”, que depois a letra foi alterada por Lamartine Babo transformando-se no sucesso “O rancho fundo”.
Na Rádio Phillips em 1932, Ary vai trabalhar como pianista, mas logo se torna locutor esportivo, animador e humorista.
Em 1934 cria na Rádio Cosmos de São Paulo o programa “Hora H”. Em 1935 leva o programa “Hora H” para o Rádio Cruzeiro do Sul, no Rio de Janeiro. Em 1937 Na mesma Rádio lança o programa “Calouros em Desfile”. Em 1938 nai para a Rádio Tupi como Locutor, humorista, ator e comentarista.
Lança em 1939 no espetáculo “Joujox et Balagandans”, de Henrique Pongetti o samba “Aquarela do Brasil".
Em 1944 Vai pela primeira vez aos Estados Unidos e compõe para o filme “Brasil” a música “Rio de Janeiro”, indicada ao Oscar.
Foi eleito o segundo vereador mais votado do Rio de Janeiro em 1946.
Encontra-se no dia 7 de setembro de 1955 com o compositor brasileiro Villa Lobos no Palácio de Catete para receber Ordem do Mérito concedida pelo Presidente da República Café Filho.
Em 1960 Ary Barroso é nomeado Vice-Presidente do Departamento Cultural e Recreativo do Clube de Regatas Flamengo.
Vítima de cirrose hepática, Ary adoece em 1961 e muda-se para um sítio em araras. No ano seguinte não totalmente restabelecido retoma seu programa da Rede Tupi “Encontro com Ary” no Rio de Janeiro.
No final de 1963 adoece novamente, com nova crise de cirrose hepática e no dia 9 de fevereiro de 1964 falece um dos mais importantes compositores da Música Popular Brasileira.
Deixou uma enorme produção de músicas excelentes e de muito sucesso, entre elas o samba “Aquarela do Brasil”.
Gostou??? Deixe seu comentário.

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.