Coluna-Ponto-de-Vista-1

Bolsa-Família: atenção às condicionalidades

Além da faixa de renda, o benefício do Programa Bolsa Família está atrelado a alguns condicionantes, dentre eles a regularidade escolar, prevenção em saúde ou a atualização do cadastro único. Por isso, as Secretarias de Assistência Social e de Saúde alertam o beneficiário para a importância do atendimento às condicionalidades.
Um dos pontos cujo alerta está sendo redobrado trata da pesagem com as nutricionistas de crianças até sete anos. Até o dia 28 de junho os beneficiários que ainda não realizaram a checagem em 2013 devem comparecer nas unidades de saúde para a regularização da situação, sob risco de corte do benefício.
Na área de saúde também são aguardados as gestantes a cada três meses e semestralmente mulheres entre 14 e 45 anos para exame preventivo e também a pesagem. Na área educacional, a freqüência escolar deve ser comprovada a cada seis meses ou imediatamente após mudança de escola. Também se faz importante a comunicação imediata quando acontecem mudanças como casamento, divórcio, nascimentos e mudança de endereço. Todos os prazos têm como data base o aniversário de inclusão no Cadastro Único, conforma consta no cartão do programa que, junto com o cartão de vacinação e o de gestante, são imprescindíveis para a atualização dos dados.
Desde o início do ano cerca de 20 pessoas em Alegrete devolveram seus cartões, abrindo mão do benefício. Denúncias de irregularidades devem ser apresentadas diretamente na Secretaria de Assistência Social ou pelos telefones (55) 8449 1342 e (55) 39611718 para avaliação da equipe técnica. Aproximadamente 11 mil famílias estão no Cadastro Único no município, com 5.300 beneficiários do Programa Bolsa Família.

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.