Coluna-Ponto-de-Vista-2

Museu Nossa Senhora do Rosário Bom Fim terá atrações internacionais na Primavera dos Museus

Com data definida de 23 a 29 de setembro a Primavera dos Museus promete movimentar o Museu Municipal Nossa Senhora do Rosário Bom Fim, em São Gabriel. O evento que faz parte do calendário do Instituto Brasileiro dos Museus (IBRAM), este ano contará com a participação da ORAPER - Oficinas Regionais de Políticas para Igualdade Racial e do Instituto Superior de Formação Afro e do Mundo Afro, que trará de Montevidéu, a exposição Internacional Itinerante. De acordo com a equipe diretiva do museu, a exposição internacional deve permanecer em São Gabriel até o dia 5 de outubro, “Além dessa atração internacional, preparamos uma programação que também vai homenagear pessoas e instituições que tenham se envolvido com a cultura afrodescendente em São Gabriel”, relata a Chefe de Serviço Técnico do Museu, Mariliene Reis Dotto, explicando que para valorizar a cultura afro local, será montado um painel ilustrativo com o tema.
O projeto denominado “Mural Afetivo Negro” será um espaço de homenagens, projetado com fotos e registros de pessoas da etnia, “a ideia desse mural é homenagear os negros que fizeram ou fazem parte da vida dos gabrielenses, é uma forma de demonstrar carinho, afeto e a importância dessas pessoas não só na nossa cultura, mas na vida de cada um”, disse Marilene.
Algumas homenagens já estão compondo o “Mural Afetivo Negro”. É o caso da homenagem feita pelo poeta gabrielense José Antônio Macedo, o Dr. Poeta, que em forma de música e poesia expôs sua gratidão à filha de escravos, Honorina Moraes Corrêa, a qual denomina de “Mãe Preta”. As pessoas que quiserem participar da exposição no mural, deve levar o material até o museu, “basta trazer o nome da pessoa a ser homenageada, quem está homenageando e dizer o motivo da homenagem, se tiver foto melhor, senão não há problema, isso não diminuirá a expressão de carinho e reconhecimento” finalizou Marilene Dotto.
Quem comparecer ao Museu Nossa Senhora do Rosário Bom Fim durante a Primavera dos Museus, também poderá conferir no espaço de exposições temporárias, um acervo formado por objetos africanos. São roupas, panelas e outros objetos que contam um pouco sobre como era a vida dos afrodescendentes em São Gabriel. 
No dia 25, quarta-feira, o museu municipal também realizará durante todo o dia, um seminário sobre os primeiros afros chegados ao Brasil, a situação dos atuais descendentes, aspectos específicos da saúde da raça, elementos que determinaram sua sobrevivência na nova terra, dança, religião, nutrição e outros aspectos de igual importância.
Ao fim do seminário será redigido um documento pelos afrodescendentes, o qual será entregue às autoridades locais.
Horário - O Museu Nossa Senhora do Rosário Bom Fim abre aos sábados das 10h às 12h e das 14h às 18h e de terça a sexta- feira, das 9h às 12h e das 14h às 18h.

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.