Coluna-Ponto-de-Vista-1

Encontro discute novo Plano de Mobilidade Urbana e reforma do Plano Diretor

Foi realizada na última quinta-feira, 25 de julho, na Câmara de Dirigentes Lojistas, reunião de apresentação do dos projetos de Revisão do Plano Diretor Municipal e de criação do Plano Municipal de Mobilidade Urbana. A abertura do encontro, com membros das Comissões Interna e Externa de Trabalho e a participação de líderes de diversos segmentos da comunidade, teve a presença do prefeito Rossano Gonçalves, do secretário de Planejamento e Gestão Cilon Lisoski, e do gestor da empresa licitada para realização deste processo, arquiteto Vinícius Ribeiro. 

O encontro teve a apresentação formal do projeto, com rodadas de discussão para apresentação de sugestões e contribuições das lideranças presentes, representando a sociedade civil. A próxima etapa será uma Audiência Pública, etapa formal obrigatória antes do encaminhamento dos projetos à Câmara Municipal de Vereadores. 
A revisão do Plano Diretor é prevista uma vez a cada década pela própria legislação municipal, e a existência de Plano Municipal de Mobilidade Urbana é uma exigência da Lei Federal 12.587/2002 para os municípios com mais de 20 mil habitantes. "Quando se fala de atração de empregos, de empresas, de investimentos futuros, é preciso lembrar que tudo isso depende de uma estrutura legal formada justamente pelo Plano Diretor, que determina onde e como empreendimentos podem ser instalados, além de todo o ordenamento do espaço urbano. O Plano de Mobilidade Urbana, por sua vez, trata do fluxo de pessoas, veículos, trânsito, acessibilidade. Com a revisão e construção destes instrumentos legais, estamos planejando o desenvolvimento de São Gabriel para os próximos vinte, trinta anos", ressaltou o prefeito Rossano Gonçalves.
Tecnologia do Blogger.