Coluna-Ponto-de-Vista-1

Semana Farroupilha do Ginásio São Gabriel inova e agrada comunidade escolar

Desfile de Cavalinhos de Pau realizado na quinta-feira
Fotos: Rafaela Kieling/Coluna Ponto de Vista
A comunidade escolar da Escola Ginásio São Gabriel também teve a sua Semana Farroupilha, este ano, com o tema “a cultura gaúcha na escola”. 
Desde segunda-feira (16), a instituição realizou atividades em comemoração a Revolução Farroupilha. Entre as ações organizadas pela direção, um torneio de truco aconteceu no primeiro dia, nos dois períodos (manhã e tarde) e ainda tertúlia e apresentações artísticas – com danças tradicionais, chula, gaita, declamação e canto – na terça-feira.





O esporte também integrou as comemorações, mas, desta vez unindo a bola de futebol a apetrechos do gaúcho. Os alunos (atletas) tiveram que jogar usando bombachas e com os pés descalços. O jogo foi nesta quarta-feira.
No Brasil não há outro povo mais autêntico que o gaúcho. O linguajar, modo de se vestir, música, gastronomia, dança e chimarrão são algumas dos nossos costumes, mas a ideia de jogar futebol pilchado é única e só dá certo no Rio Grande do Sul. E não é só em São Gabriel. A ideia começou em Tramandaí, onde a ação é realizada há mais de 15 anos, com o objetivo de promover a integração entre os participantes e, com a prática esportiva, mostrar o amor à tradição gaúcha e o correto uso da indumentária.





Inovadora, a Escola Ginásio São Gabriel também é idealizadora de um dos mais importantes projetos de incentivo ao tradicionalismo nas séries iniciais. Trata-se do Desfile de Cavalinhos de Pau, que em 2019 completou o seu quinto ano.
O desfile ocorreu na quinta-feira, 19 e, saindo do portão de acesso da escola, percorreu a Avenida Mascarenhas de Moraes, dobrando na Rua João Manoel, voltando pela Coronel Soares (esquina da Delegacia de Polícia) até a Rua Barão do Cambay e retornando para a escola.
O evento reuniu um grande número de alunos, de todas as idades, onde os pequenos vestiram pilchas e desfilam em “cavalinhos” estilizados, bem de acordo com o propósito do projeto tradicionalista.
A escola tem a direção de Deia Souza e como vice Valdelirio Junior.
Confira os vídeos do desfile na cobertura exclusiva do Coluna Ponto de Vista:



Tecnologia do Blogger.