Coluna-Ponto-de-Vista-1

Sobram exames de mamografia em São Gabriel

Mesmo sendo oferecido de graça pelo Sistema Único de Saúde (SUS), é comum sobrarem vagas para o exame de mamografia em São Gabriel. Geralmente, sobram cerca de 180 vagas por mês. O secretário da Saúde, médico Ricardo Coirolo, informa que a Pasta - através do Hospital de Santa Casa de Caridade - oferta 220 atendimentos mensais, mas nunca consegue atingir a meta.
 
Pelo contrário, os números são considerados preocupantes. “Embora haja campanha, tanto municipal quanto nacional, para incentivar e conscientizar as mulheres, nota-se que menos de 20% dos exames são realizados”, argumenta o secretário.
Na pratica, seriam 180 mulheres (em média) que poderiam estar se prevenindo ou buscando a solução de algum diagnóstico com antecedência.
A detecção precoce é a chave para o tratamento bem-sucedido do câncer de mama - e a mamografia é a melhor forma de descobrir a doença antes que ela apareça no exame clínico.
A mamografia de rotina é recomendada para as mulheres de 50 a 69 anos a cada dois anos. A mamografia nessa faixa etária e a periodicidade bienal são rotinas adotadas na maioria dos países que implantaram o rastreamento organizado do câncer de mama e baseiam-se na evidência científica do benefício dessa estratégia na redução da mortalidade nesse grupo e no balanço favorável entre riscos e benefícios.

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.