Coluna-Ponto-de-Vista-1

A estreia da coluna "Ciência sem complicar"

Ronaldo Vitorino*

Localização Geográfica de São Gabriel-RS

Para dar início a esta nova coluna “Ciência Sem Complicar”, vamos apresentar a localização geográfica da cidade de São Gabriel-RS no planeta Terra.
A Terra, como é de conhecimento de todos, tem uma forma esférica, para normalizar universalmente a localização de cada ponto da superfície, e assim sendo, foi criado um sistema que a partir de duas referências angulares, este ponto seria localizado. 
Para isso, foram traçados círculos imaginários ao redor da Terra. Os primeiros foram círculos que cruzam os dois pontos do eixo imaginário de rotação da Terra que se encontram no polo Sul e no polo Norte. Esses círculos são chamados de meridianos. O meridiano de referência mundial é o Meridiano de Greenwich (0°).
Um outro conjunto de círculos foram traçados cruzando os meridianos de forma perpendicular, esses círculos são chamados de Paralelos. O Paralelo de referência é o círculo que divide a Terra em suas partes proporcionalmente semelhantes chamado de Equador (0°).
A localização universal de qualquer lugar no planeta é o cruzamento de um Meridianos e um Paralelo que é indicada pela inclinação angular dos dois círculos em relação a seus referenciais (Meridiano de Greenwich e Paralelo do Equador).


Existe duas formas de representar estes ângulos:
A direita do Meridiano de Greenwich o ângulo será positivo e a esquerda negativo ou pode ter em valores positivos tendo a referência a Leste (E) ou Oeste (W) do Meridiano de Greenwich, esses ângulos são denominados de Longitude.
O ângulo acima do Paralelo Equador será positivo e o ângulo abaixo negativo, ou para valores positivos indicar ângulo ao sul (S) e ângulo ao norte (N) esses ângulos são denominados de Latitude.
Com isso, a Localização de um ponto é especificado pelo par Longitude e Latitude.
Com base nestes dados podemos identificar em um mapa que possuem essas referências a localização geográfica aproximada da cidade de São Gabriel-RS, ou buscar dados como no IBGE:

São Gabriel-RS:
Latitude= -30,336760° ou 30,336760° S
Longitude= -54,320478° ou 54,320478° W Gr 

Referências:
IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas).
Google.
Site da Prefeitura de São Gabriel-RS.
 
* Ronaldo Vitorino é Mestre em Engenharia, Pós-Graduando em Ensino de Ciências e Matemática e busca divulgar Ciência da Natureza, Matemática e Engenharia sem complicação.

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.