Coluna-Ponto-de-Vista-1

Cem anos da Prefeitura: Emoção e história na Cerimônia do Centenário do Palácio Plácido de Castro

Transmitida ao vivo pelas redes sociais da Prefeitura Municipal, a cerimônia comemorativa aos 100 anos do Palácio Plácido de Castro, sede do Poder Executivo, reuniu autoridades civis e militares para marcar as Bodas de Jacarandá da construção, inaugurada no ano de 1922. 
 


Um documentário elaborado no começo deste ano pela Secretaria Municipal de Educação, com explanações do pesquisador Beraldo Figueiredo, curador do Museu da Igreja do Galo, foi exibido contando aspectos curiosos da história do Palácio, que teve sua construção iniciada em 1918 e inaugurada em 1922, sob o mandato do intendente Francisco Hermenegildo da Silva. 
 
O secretário de Governo Edjor Borges, em nome dos secretários municipais, ressaltou a história viva do edifício e dos prefeitos que trabalharam no palácio, transformando-o no centro das decisões administrativas da cidade. 
“Não somente eles, mas especialmente suas equipes e os funcionários ao longo deste século, porque ninguém faz nada sozinho e todos, de algum modo, contribuíram para o progresso do Município”, destacou.
 
O prefeito Lucas Menezes se disse afortunado por ser o prefeito da cidade na ocasião dos 100 anos do palácio, e fez uma homenagem ao ex-prefeito Rossano Gonçalves, até hoje o prefeito que mais vezes exerceu a função no local, eleito para cinco gestões. 
“Tive o privilégio de compartilhar do seu convívio nesta mais recente gestão, como vice-prefeito e agora como Prefeito posso dizer que suas conquistas e seu legado sempre farão parte da história deste palácio e desta cidade”, assinalou.
 
Em seguida, o Coral Municipal, regido pelo maestro Gilnei Oliveira, coordenador do Conservatório Municipal de Música Iza Meyer, acompanhado pelo músico Gideão Jacobsen, entoou três canções, “Quão Grande és Tu” (Carl Gustaf Boberg, tradução de Manoel Porto Filho), “Amigos para Sempre” (Andrew Lloyd Webber, tradução de Jayne Gomes Molina), e “Vira Virou”, de Vitor Ramil. 
 
Logo após, uma placa alusiva ao centenário foi descerrada no patamar superior da escadaria do palácio.

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.