Coluna-Ponto-de-Vista-1

Caso Gabriel: réus têm prisão preventiva revogada e aguardam interrogatórios no último dia de depoimentos

Nesta quinta-feira (13), foram ouvidas as últimas testemunhas em audiência do processo referente ao Caso Gabriel na sede da Auditoria Militar de Santa Maria, no Bairro Dores. 
Gabriel Marques Cavalheiro, 18 anos, ficou desaparecido por uma semana após uma abordagem de policiais da Brigada Militar (BM) e foi encontrado morto no dia 19 de agosto de 2022 em um açude no interior de São Gabriel.
Neste segundo dia da audiência em Santa Maria, a sessão foi retomada às 13h, e foram ouvidas as testemunhas de defesa dos réus Cleber e Raul. Ao todo são oito testemunhas, todos PMs que atuam em São Gabriel, Santana do Livramento, Bagé e Bento Gonçalves. Um civil que estava previsto para depor teve o depoimento cancelado pela defesa. A juíza Viviane de Freitas Pereira, que preside a sessão, revogou a prisão preventiva dos PMs. No entanto, os réus seguirão presos no Presído Militar de Porto Alegre, porque a decisão não interfere na prisão já determinada pela Justiça comum (TJRS).
Com o fim da fase de depoimentos, serão designados os interrogatórios dos réus, os soldados Cleber Renato Ramos de Lima e Raul Veras Pedroso, e o sargento Arleu Júnior Cardoso Jacobsen. Eles são acusados de terem escondido o corpo de Gabriel (ocultação de cadáver) e inserir informações falsas no sistema da Brigada Militar (falsidade ideológica), e acompanham os depoimentos presencialmente. As defesas dos réus negam as acusações. A data do interrogatório será agendada para, então, ocorrer a sessão de julgamento. 
Já na quarta-feira (12) foram ouvidas sete testemunhas: três PMs que serviam em São Gabriel, elencados pelo MPRS; um perito criminal que atuou no local onde o corpo de Gabriel foi encontrado e o médico legista responsável pelo laudo cadavérico, ambos do Instituto-Geral de Perícias (IGP); um soldado da BM que atua em Sapiranga e uma major do 2º Regimento de Polícia Montada (2º RPMon), com sede em Santana do Livramento. A família de Gabriel esteve presente na Auditoria Militar de Santa Maria acompanhando os depoimentos.

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.