Coluna-Ponto-de-Vista-1

“Teatro nas Escolas” promove conscientização ambiental para mais de 10 mil alunos em São Gabriel

Levar o teatro para dentro das escolas e abordar temas envolventes sobre meio ambiente e saneamento tem sido uma tarefa recompensadora e de extrema importância pelo potencial de educar e conscientizar os alunos de uma forma lúdica e envolvente.
Em São Gabriel, mais de três mil crianças de 11 escolas públicas e privadas do município participaram do projeto Teatro nas Escolas em 2023. Ao todo, foram 33 apresentações da peça “O mistério da água”, encenada pela Associação Cultural dos Pampas. A iniciativa que movimentou o circuito escolar já está garantida para esse ano.
A iniciativa, que perdura desde 2015, com um público total de mais de 10 mil alunos, proporciona uma aprendizagem divertida, a compreensão prática dos temas com sensibilização e consciência. A peça proporciona a multiplicação do conhecimento e o estímulo à criatividade e expressão. A presença de peças de teatro sobre saneamento e meio ambiente nas escolas é essencial para educar, conscientizar e engajar os alunos de maneira envolvente.
 


Alunos das mais diversas camadas sociais são visitados por Josycleide, Tia Carol, Gaudêncio e Sherloke Holmes da Silva. Tratam-se dos personagens da peça. A encenação fala da preservação do meio ambiente através de procedimentos cotidianos como cuidar da higiene, o uso correto e sem desperdício da água, o descarte de lixo e do óleo de cozinha, além do respeito ao próximo. Tudo isso através de uma linguagem simples, educativa e adequada à faixa etária, sempre com altas doses de bom humor. Durante o espetáculo, os alunos interagem com os artistas, divertem-se, aplaudem e, acima de tudo, levam para casa as lições aprendidas.
De acordo com Luiz Antonio Bertazzo, diretor da São Gabriel Saneamento – empresa idealizadora do projeto, – a parceria com a Cia Teatral foi renovada e ampliada para 2024. “A nossa expectativa é dobrar o número de alunos nas apresentações. Queremos ampliar essa poderosa ferramenta para promover a conscientização ambiental e incentivar a adoção de atitudes sustentáveis desde cedo, preparando as futuras gerações para cuidar do nosso planeta”, destacou.
Ao mesmo tempo que “O mistério da água” une a cultura e a educação e faz o público sentir sobre a importância da arte, a parceria apoia a geração de renda para aproximadamente 25 pessoas, entre artistas locais e profissionais envolvidos. Recentemente, o projeto foi aprovado na Lei Rouanet e a partir de 2024 já é possível a captação de recursos.
O diretor, roteirista e produtor da Cia Teatral, Rangel Arede, também ressalta a importância do projeto para a comunidade. “O teatro é uma das melhores ferramentas pedagógicas e lúdicas para desenvolvimento de temas relevantes. Conscientizar sobre o meio ambiente é investir numa sociedade mais consciente sobre o meio em que vive”. 
Segundo ele, além do tema central, principalmente a água, a Cia tratou em seus roteiros temas relevantes para o desenvolvimento moral e ético do aluno. “Valores como amizade, perdão, amor ao próximo, coragem, resiliência e honestidade sempre fizeram parte dos roteiros”, conclui.

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.